sábado, 26 de setembro de 2009

Gays promovem ações em praça

No AMAZÔNIA:

Foi dada a largada para a 8ª Parada Gay de Belém ontem, na praça Waldemar Henrique. Em uma parceria com o Governo do Estado, o movimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBT) promoveu uma tarde de mutirão, com oferecimento de serviços de carteira de identidade e testes rápidos de HIV. Durante a noite houve o Gay Mix, o primeiro de três dias de animação em um palco montado na praça.
Às 14h começaram a ser distribuídas senhas para exames de glicemia, colesterol e HIV e emissão de documentos, enquanto era dada orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Equipes do Laboratório Central e uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além de profissionais da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) foram atender ao público até o início da noite, quando começou a programação cultural.
No Gay Mix, um concurso elegeu a Drag da Parada, que será destaque amanhã. Ainda houve shows de drag queens e música eletrônica com DJs. Hoje à noite será o Lesbian Mix, com eleição da Lésbica da Parada e música com a DJ lésbica Gadá. 'É uma ideia para dar mais visibilidade às mulheres, que normalmente sofrem preconceito duplo', explica Roger Nascimento, componente do grupo Apolo, um dos organizadores do evento.
No domingo, a concentração para será ao meio-dia, em frente à Estação das Docas. Em vez de passar pela Doca, o trajeto começará pela avenida Presidente Vargas, passando por ruas do bairro de Nazaré e chegando à praça Waldemar Henrique. 'O desfile será uma marcha política', diz Roger. A festa fica para a chegada, com música no palco da praça.

Nenhum comentário: