segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Animosidades em amistoso

No AMAZÔNIA:

Em seu 13º amistoso, o Remo manteve a invencibilidade da era Sinomar Naves ao empatar sem gols, ontem à tarde, em Santo Antônio do Tauá, com a seleção local. O jogo teve todas as peculiaridades dos últimos realizados no interior, como um adversário jogando duro e um estádio sem grandes condições - embora o gramado tenha sido aprovado pelos jogadores. Mas, dessa vez, a motivação do oponente foi um tanto exagerada. Aliada à atuação ruim de um árbitro local, os ânimos se exaltaram, resultando em três expulsões, duas do lado azulino: o zagueiro Pedro Paulo e o volante Marlon.
Marlon foi expulso no primeiro tempo. Isso ocorreu por uma confusão do árbitro João Lázaro Pinto Rodrigues, que o teria confundido com Pedro Paulo. 'Já falei com inúmeros e renomados árbitros do Brasil e não vou poder falar com um cara como esse? Sim, ele tem que baixar a bola', reclamou Pedro Paulo no intervalo de jogo. No final do segundo tempo, ele levou o cartão vermelho.
No intervalo, aconteceu o lance mais curioso do jogo. O árbitro João Lázaro Rodrigues foi substituído por Salcci Maria Tavares, do quadro de arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF). O substituído não gostou de ter sido sacado e protestou. Junto a ele, protestaram os assistentes e estes se negaram a voltar ao campo.
'Não tem problema. Se não voltarem, pegamos dois torcedores para que marquem apenas a saída de bola. O resto é comigo', afirmou Salcci Tavares. Depois de muita negociação os assistentes, a contragosto, voltaram a seus postos.
Curiosamente, a falta de paciência de alguns jogadores do Leão Azul aconteceu um dia antes de uma segunda-feira voltada a palestras. Numa delas, eles conversarão com um jornalista para saberem como funcionam as coberturas de rádio, tevê e impresso e terão orientações para o trato com a imprensa.
Na outra, eles conversarão com o assessor da presidência do clube, Luís Júlio Lima, ex-árbitro, e com um árbitro da FPF para uma melhor orientação dos atletas. Um dos objetivos é proporcionar um trato melhor aos apitadores e evitar as frequentes expulsões por reclamações.
Para o técnico azulino, os jogadores já deveriam estar mostrando uma maior paciência nessas partidas, já que, afirma ele, as conversas nesse sentido têm sido uma constante. 'Foi um bom teste. A preocupação é com o comportamento de alguns jogadores e temos trabalhado isso no dia-a-dia. Tanto que marcamos uma palestra para essa segunda-feira [hoje]. Hoje [ontem], conversei com eles antes do jogo para que deixassem a arbitragem de lado. O público que vem quer uma boa arbitragem e isso tem que acontecer para que tudo saia a contento', disse Sinomar Naves.
'O time tem que ganhar em amadurecimento para não encarar essas situações dessa forma. Estamos fazendo isso de forma bem pedagógica. Primeiro, organizamos as palestras, e depois passamos para a prática. Precisamos mostrar aos jogadores como os árbitros reagem e isso pode ser feito até em treinamentos. Tudo para que, nos jogos, ninguém tome cartão de graça', completou o treinador.

Nenhum comentário: