terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conselhos aos capitães da PM para não serem presos

Diante dos eventos que resultaram na prisão do capitão Dayvid Sarah Lima, comandante da Polícia Militar de Rondon do Pará, os capitães da corporação estão recebendo um irônico texto.
Trata-se de uma míni, míni, minicartilha intitulada “Dez conselhos úteis para não serem presos nas comarcas do interior”.
Os conselhos podem “ser seguidos também pelas tropas de missões especiais e policiamento especial.”
São as seguintes as recomendações aos capitães da PM:

1. Andem sempre à paisana, mesmo de serviço. Uma dica importante e útil é o uso de camisetas com a estampa do “Che Guevara”, elas estão sempre acima de quaisquer suspeitas.
2. Não atendam a chamados de promotores para entrarem no Fórum, pois bem sabemos que os promotores podem não ter falado com os juízes sobre seu ingresso “clandestino” no fórum;
3. Não se interessem por leituras de sentenças judiciais condenatórias de sua tropa, espere publicar no Boletim Geral e o estafeta de seu CPR trazer pra você, mesmo que demore ou que não interesse mais.
4. Não vá ao fórum em viatura, pegue um táxi, ou mototáxi. O primeiro é mais seguro e promove o desenvolvimento do seu município e o segundo, mesmo sendo mais arriscado, já está autorizado pelo Congresso Nacional.
5. Não ande armado, pois lembre-se, você já anda à paisana e, assim sendo, não vai por a arma no bolso da calça jeans, além de poder ser confundido com assaltante armado na garupa de moto-táxi, além disso o quartel terá sempre um bom estoque de armas “novinhas, novinhas”.
6. Não faça cerco ao fórum de sua cidade, mesmo com atentado à bomba, invasão, sequestro, assalto, ou mesmo que os piores crimes estejam acontecendo lá dentro, pois o juiz já deve ter se escondido e mesmo que fosse você que lá ingressasse não iria conseguir achá-lo escondido no escritório dele, pois ele é um estrategista e tem uma rede de funcionários que o avisam de tudo.
7. Se tiver que entrar no fórum, com sua tropa, já sabe: todo mundo à paisana, desarmado, em grupos pequenos, não deixando perceberem que estão em grupos de 15 policiais militares. O macete é não andar fardado, pois não vão saber que vocês são PMs. Além disso, essa farda constrange as pessoas e as armas pioram a situação, pois elas se lembram da ditadura militar, mesmo que não nunca tenham vivenciado tal coisa, nem você.
8. Não façam amizade com as pessoas da cidade, nem com os prefeitos, vereadores, promotores de justiça, nem instalem programas sociais como o Proerd, pois pouco adiantam contra mandados de prisão. Você será, sempre, julgado perigoso.
9. Não atendam telefonemas de Belém, respondendo que “está tudo bem”. Deixem na caixa postal: é mais seguro, pois não vão acreditar em você.
10. Se verificar que existem grupos fardados e armados entrando e saindo do fórum, em grandes grupos, com viaturas apoiando e fazendo o cerco, fique calmo, pois não é a sua tropa. Lembre-se: sua tropa anda à paisana e desarmada. Tudo ficará bem: dentro de pouco tempo o líder deles será preso pelo juiz da cidade, com mandado e tudo. Apenas observe esse grupo fardado, pois são “remanescentes da ditadura militar” que se negam a depor as armas, adoram andar fardados, teimam em ameaçar as instituições democráticas de direito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro que acrescentem mais Três mandamentos:

Não torturem presos, pois mesmo que sejam culpados, vocês PMs são servidores do Estado e devem cumprir leis.

Respeitem a população mais pobre, não só vereadores, prefeitos a altas otoridades, sejam elas civis, militares e/ou eclesiásticas.

Evitem invadir residências de pessoas humildes quando perseguirem suspeitos de crimes. A inviolabilidade do lar (salvo por ordem do juiz) é garantida pela constituição (é só ir lá procurar ou perguntem a algum advogado).

Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

Anônimo das 9:34,

Você disse tudo e mais alguma coisa. Tomara que o poster coloque seu comentário na ribalta.

Anônimo disse...

Acrescento aos mandamentos: não simulem ou alterem cenários como justificativas quando não tiverem nem uma razão.

Anônimo disse...

Anônimos e Cláudio Teixeira (anônimo), vocês trabalham no Judiciário? Já foram, ou tiveram parentes, presos pela PM? São parentes do Juiz Gabriel? Bom..., é o que transparece a quem lê. O ser humano não é perfeito, as organizações (formada por seres humanos) também não são perfeitas. Gereneralizar um erro é a latente imperfeição de vocês. Vejam o vídeo e escutem a canção: http://www.youtube.com/watch?v=hPZDEOcfcUE
É a cara de vocês.
Ponto de Equilíbrio