sábado, 26 de setembro de 2009

Mais promessas para a 25

No AMAZÔNIA:

As obras da avenida 25 de setembro devem ser retomadas no início do mês de outubro, promete o secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Sérgio Pimentel. Ele disse que as obras de intervenção foram suspensas por causa de um problema com a empresa que tocava os trabalhos, mas, segundo ele, outra empresa já foi contratada para dar andamento ao projeto. Haverá intervenções para proteção e reforço dos canteiros e do meio-fio, além da aberturas de vagas de estacionamento nos antigos espaços onde havia 'ziguezagues'. 'As intervenções são para complementar a primeira etapa da obra, que fez a abertura das vias, eliminou os ziguezagues e instalou a iluminação pública', garantiu o secretário.
A reestruturação da avenida começou em fevereiro passado, depois de uma imposição do Ministério Público do Estado (MPE), que acatou os pedidos de moradores da área e obrigou a prefeitura de Belém a terminar o serviço. Motivo de polêmica, o fim das curvas em ziguezague ainda divide as opiniões dos moradores da avenida. Eles afirmam que só foi realizada a abertura das vias e, logo em seguida, as máquinas e os trabalhadores desaparecem. Com isso, as obras ficaram paralisadas. 'Começaram a ‘rasgar’ a avenida e depois paralisaram tudo. Disseram que iam fazer a ciclovia e vários outros itens projeto, só que isso está se arrastando. O projeto deveria ser igual ao da avenida Duque de Caxias. Isso está parecendo um abandono só', disse o comerciante João Cabral , que trabalha há 40 anos na avenida.
Segundo Pimentel, o projeto da segunda fase das obras já está concluído, mas faltam os recursos serem alocados para o início da execução das obras.'Vamos concluir a segunda etapa até o fim deste ano. Nessa fase, serão realizados serviços de asfaltamento, recapeamento e a colocação de sinalização de trânsito. É preciso ter tempo, por que o processo é lento e gradual, mas conseguiremos entregar a conclusão da segunda etapa este ano. As obras do canteiro central ficaram para o próximo ano (são a terceira fase)', afirmou.
A revitalização do canteiro central também é alvo de reclamações dos moradores da avenida. A moradora Zoraide Oliveira se disse indignada com o descaso em relação aos canteiros. 'Essas quadras ficaram só lixo e entulho. Além disso, elas estão sem iluminação alguma e quando escurece favorece para a ação dos bandidos. É lixo e o entulho está com uma aparência horrível. Descaso total. Os trabalhos também estão sendo feitos aos poucos', reclama Zoraide.
Pimentel disse que devem ser realizadas audiências com os moradores e o Ministério Público para o planejamento do canteiro. 'Não adianta fazer intervenções pontuais, já que outros locais estão sendo mexidos. E na terceira fase, vamos mexer no canteiro e revitalizar os espaços, mas também, precisamos ainda nos reunir com os moradores', afirmou.
Sobre o acúmulo de lixo nas quadras, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, em nota, que a coleta de entulho ao longo da avenida 25 de Setembro é regular, sendo realizada todas as noites. A Sesan garantiu que iria fazer, ontem, a coleta do entulho. Ainda segundo a nota, alguns trechos da avenida são 'pontos críticos de descarga clandestina de entulho' e que é necessária a colaboração dos moradores para se manter a limpeza.

Nenhum comentário: