domingo, 11 de janeiro de 2009

Um dia para se festejar

No AMAZÔNIA:

Prefeitura, Governo do Estado e Universidade da Amazônia (Unama) preparam uma longa programação para festejar os 393 anos de fundação de Belém, que vai transcorrer amanhã, 12 de janeiro. Na pauta estão previstas comemorações diversas, entre as quais, o tradicional bolo gigante, que será levado para a Praça da República, onde os convidados vão cortá-lo após cantar os parabéns para Belém. Uma placa do projeto Belém da Memória, também será lançada durante os festejos.
O bolo gigante já virou atração da festa. Ofertado pelo Sindicato de Panificação e Confeitaria do Pará e a empresa Rosa Branca, o bolo deste ano terá 15 metros de comprimento e deverá consumir dezenas de quilos de trigo, quase dois mil ovos e aproximadamente cem quilos de açúcar e vários litros de leite. A Prefeitura espera receber milhares de pessoas para festejar o aniversário da cidade. Belém ainda receberá de presente quase 400 novas mudas de mangueira, a árvore que é a cara da capital paraense.
A programação festiva deverá iniciar às 8h, com uma missa na igreja da Trindade. O arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta, vai presidir a cerimônia. Já na feira do Ver-o-Peso, haverá queima de fogos e uma lavagem especial com banho-de-cheiro. Haverá também limpeza especial em todos os complexos de feiras e mercados da cidade. O prefeito Duciomar Costa será o cicerone da programação. Ele deverá participar do plantio da 393ª muda de mangueira distribuída pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Praça da República. A ação faz parte do plano de arborização da cidade, que já conta com com mais de 50 espaços e canteiros floridos, árvores frutíferas, além de 200 novas mangueiras.
Ao longo do dia serão realizados diversos eventos. O ponto alto da programação será a cerimônia de entrega da medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, a mais alta honraria do município instituída em 1978 pelo prefeito Ajax de Oliveira. O objetivo da medalha é homenagear todos aqueles que tiveram um destaque em suas áreas de atuação e ajudaram, de alguma forma, a promover o desenvolvimento da cidade. A solenidade acontecerá no Cine Olympia, às 19 horas.
Este ano, 25 personalidades serão agraciados. O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as três parteiras que atuam na ilha de Cotijuba encabeçam a lista das personalidades que serão homenageadas.
O roteiro da festa pelos 393 anos de fundação de Belém também inclui apresentação teatral do Auto de Belém do Grão Pará, que ganhará as ruas da Cidade Velha, partindo do Forte do Castelo e seguindo pela ladeira do Castelo, passando pelo Complexo Feliz Lusitânia, Praça Dom Pedro II, encerrando em frente ao Palácio Antônio Lemos.
A Universidade da Amazônia (Unama) homenageia a cidade com o lançamento da placa do Projeto Belém da Memória. A placa será inaugurada às 10 horas no prédio do Belém Hilton Hotel, na Avenida Presidente Vargas. A placa traz uma carta do poeta e escritor modernista Mário de Andrade, 'Carta a Manuel Bandeira durante a histórica viagem à Amazônia em 1927', ilustrada com imagem do Grande Hotel, de autoria de José Fernandes. A escolha dos locais visa valorizar um ponto histórico importante da cidade.
A Unama também vai realizar a abertura da exposição de réplicas de 43 cartazes do projeto Belém da Memória. O Coro cênico da Unama realiza uma performance lítero-musical para celebrar o mês de aniversário da cidade.

Nenhum comentário: