sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Prevenção garantida no FSM

No AMAZÔNIA:

O Fórum Social Mundial colocado em números é surpreeendente. Mais de 100 mil pessoas na cidade, mais de 2 mil atividades, a promessa de 7 mil policiais nas ruas e mais de meio milhão de preservativos, que serão distribuídos pelo Programa de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids, da Secretaria Estadual de Saúde.
O espaço definido para a instalação do stand de orientação e distribuição dos preservativos foi estratégico: o Acampamento Intercontinental da Juventude, abrigado na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O lugar está sendo preparado para reunir até 20 mil jovens. As inscrições já chegaram a 5 mil.
O coordenador do programa, Lourival Maçola, conta que serão distribuídos 600 mil preservativos gratuitamente no acampamento e doze pessoas estarão no local prestando orientações aos participantes. 'Escolhemos o acampamento pois lá terá a maior concentração de jovens, cuja faixa etária é a mais vulnerável para contrair essas doenças', explica.
Lourival Maçola também adianta que a Sespa vai disponibilizar 16 leitos no Hospital Barros Barreto para o atendimento às pessoas com Aids que precisarem ser hospitalizadas em decorrência da doença. 'Caso algum portador do vírus HIV tenha sintomas graves ou seja acometido por alguma doença durante o Fórum, teremos a preparação necessária para o atendimento', diz o coordenador.
Os integrantes do Apolo Grupo de Livre Orientação Sexual também estão programando uma grande campanha de prevenção com material educativo em uma tenda no Acampamento da Juventude. O presidente do grupo, Paulo Lessa, diz que a iniciativa busca 'acabar com o mito de que existe um grupo de risco e mostrar o quanto todos que não se previnem são vulneráveis'.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que não faz um FSM em Belém. Há 30 dias a Avenida Perimetral parecia um abacaxi apodrecido. Agora até lixeira há nas paradas de ônibus "revitalizadas", o asfalto foi retocado, o mato está sendo aparado, mas o lixo ainda continua ornando o meio-fio. Talvez sumam com ele na próxima semana. Todo dia a polícia se faz presente, mas à noite os malacos aguentam uns e outros. E depois de 1º de fevereiro???
P.S.: Atravessar a Perimetral ficou mais perigosa!