sábado, 24 de janeiro de 2009

Complexo do Ver-o-Peso ganha limpeza para receber os visitantes

No AMAZÔNIA:

O chão do Complexo do Ver-o-Peso passou por uma lavagem geral nos últimos dois dias. Mais de 20 funcionários da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e de Economia (Secon) usaram cerca de 40 mil litros de água e baba de sabão para deixar o cartão-postal da cidade mais vistoso para os turistas que virão para o Fórum Social Mundial.
O serviço foi dividido em duas etapas. Na tarde de quinta-feira foram lavadas as áreas da Feira do Açaí, de venda de camarão, farinha, frutas e refeições. Ontem, foi a vez das imediações de venda de peixe, ervas e polpas. Os mais de 20 homens da lavagem não prejudicaram o trabalho daqueles que normalmente já atuam no local fazendo a varrição e a fiscalização. A água utilizada foi armazenada em dez carros-pipa.
A preocupação não foi apenas com a limpeza, mas também com a manutenção da higiene no Mercado Ver-o-Peso. A fiscalização será intensificada a partir da próxima segunda-feira, 26, véspera da abertura do Fórum. Os agentes da Secon vão orientar os feirantes e demais trabalhadores da área sobre a importância da organização do mercado informal no espaço público, principalmente durante o evento, que deve atrair cerca de 80 mil pessoas para a capital.
Os fiscais organizarão a venda nas barracas, no sentido de diminuir o excesso de materiais e alimentos, para que o espaço do pedestre seja preservado. O calçadão do Ver-o-Peso também será liberado para o ir e vir dos visitantes. Uma programação cultural está sendo elaborada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com os próprios feirantes, durante o período do evento.

Um comentário:

Anônimo disse...

É um absurdo que essa limpeza não seja feita pelo menos uma vez na semana, ainda mais considerando que se trata de um cartão postal da cidade.

A cidade, antes de ser preparada para turistas eventuais (e põe eventual nisso), deveria ser cuidada para seus habitates, porque são os que pagam os tributos que a sustentam e a seus governantes.

Se ainda não aprendemos a lição de casa, que é votar em quem tem capacidade, inteligência e disposição para cuidar bem da coisa alheia, e, principalmente, com honestidade, é porque merecemos todo o estado de sorte que nos campeia.