sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Governo promete segurança

No AMAZÔNIA:

A Terra Firme pode se tornar o bairro mais seguro de Belém. Pelo menos, durante a semana de realização do Fórum Social Mundial, diante da promessa de policiamento do Governo do Estado. Ontem, em uma coletiva à imprensa, a secretária de Governo, Ana Cláudia Cardoso, revelou a quantidade de homens escalados para a fazer a segurança da cidade durante o evento e também falou das ações para viabilizar melhores condições na saúde e hospedagem.
De acordo com a Segov, serão 7 mil agentes atuando em Belém, sendo 4 mil da Polícia Militar e o restante de polícias federal, rodoviária e a Força Nacional de Segurança. A secretária declarou que o policiamento também será reforçado nas regiões fronteirícias e nos rios, para combater tráfico de drogas e pessoas. Além do patrulhamento áereo que contará com quatro helicópteros.Os espaços de programação do Fórum, Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), serão monitorados com 20 câmeras de segurança e outras 18 estarão espalhadas pela cidade.
Quando questionada sobre o fato do contingente ser suficiente para as necessidades de segurança da cidade, Ana Cláudia Cardoso transferiu uma parcela de responsabilidade ao setor judiciário e disse que 'cerca de 300 homens foram liberados com saída temporária de Natal e alguns desses criminosos não voltam, o que foge do nosso planejamento, da nossa alçada'. Ela também culpou a 'frouxura da segurança nas fronteiras onde atuam grandes quadrilhas responsáveis por assaltos'. 'A segurança não depende apenas do Poder Executivo. Nós equipamos nosso contigente, investimento 52 milhões, em coletes, armamentos, viaturas', declarou.
Na saúde, o Governo diz estar investindo R$ 7 milhões em campanhas contra doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), dengue e contratação de 101 leitos na rede privada de saúde. Também serão instalados dois Centros Integrados de Serviços para atendimento básicos dentro das universidades.
Ela também lembrou de obras que não conseguiram ser concluídas a tempo para o Fórum, 'em razão de questões licitatórias', como a reforma de prédios históricos para abrigar os participantes, término das obras na Transmangueirão e o terminal hidroviário. Contudo, justificou-se, dizendo que agora conclusão dessas obras 'é um exercício de capacidade de atendimento que deve reforçar a candidatura de Belém para a Copa de 2014'.

2 comentários:

Anônimo disse...

não se pode viver em função de Forum ou copa de 2014. Isso apenas denota que não há planejamento, que parece ter surgido de forma pífia depois desses dois eventos.
não se planeja nada. Isso é tipico da natureza do político, que não sabe fazer politica responsável.
Pensam que tudo é um grande acordo, em que apenas os interesses pessoais ou de grupos corporativistas devem prevalescer.
Poderia escrever mais, mas não vou perder mais tempo com quem não merece.

Anônimo disse...

Enquanto 2014 não chega, já estamos disputando a Copa do Brasil de Violência 2008/2009/2010!
E estamos com uma "equipe" da pesada.
Não precisamos nem importar reforços, o que temos já dá para formar várias seleções, desde o sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20 (os "dimenor"), e os profissionais, claro!
Tudo bandidagem clínica-geral, tem pra todo tipo de delito!
Para ver a "escalação" dos times, basta ver as páginas de polícia da imprensa.
Temos grandes chances de estar nas "finais" com RJ e SP!
A governadora da mudança, dizem, vai entregar a taça...
Resta rezar pra ficar vivo até lá.