terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fila por um pedaço do bolo de aniversário

No AMAZÔNIA:

A cidade de Belém ganhou um bolo de cerca de 20 metros de comprimento em comemoração aos seus 393 anos, na manhã de ontem, na Praça da República. A concorrência por uma fatia do doce levou centenas de pessoas a formar filas desde às 9 horas para garantir um pedaço. Nas homenagens à capital do Pará, a maior ausência foi a do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que precisou viajar a Brasília para participar de uma audiência com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Ascor, na tentativa de recorrer de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que bloqueou R$ 40 milhões das contas do município, no último sábado (10).
Um dos momentos mais esperados da comemoração pelo aniversário de Belém, ontem, na Praça da República, foi a divisão do bolo de cerca de 20 metros, preparado com dezenas de quilos de trigo, quase dois mil ovos e aproximadamente cem quilos de açúcar, além de vários litros de leite, homenagem do Sindicato dos Panificadores e da empresa Rosa Branca à cidade.
Na fila desde às 9 horas da manhã, a aposentada Maria Lenice Alves, de 55 anos, contou que saiu de casa, no bairro da Cremação, antes das 8h30, acompanhada dos netos e da nora, somente para comer um pedaço do bolo. 'É claro que vim prestigiar a festa em homenagem à cidade, mas não existe aniversário sem bolo e é por ele que estou aqui', disse.
O desempregado Jardel Correia levou a mulher e os três filhos para participar da festa e também estava ansioso para provar do bolo. 'Na verdade vim para passear na praça com a família e ver a programação, não sabia que ia ter bolo, mas como estou aqui mesmo não vou perder a oportunidade de provar um pedaço', disse ele já na fila.
Diferente de outros anos, quando o bolo ficava à disposição da população para 'avançar' sobre o doce, este ano, ficou protegido por grades sob os cuidados da Guarda Municipal. Quem optou por provar um pedaço teve que aguardar sua vez na fila, que rapidamente ocupou grande parte da calçada da praça. A mudança agradou aos presentes. 'É melhor assim, porque dessa forma todo mundo tem a chance de comer um pedacinho. Nos anos anteriores, somente os mais fortes conseguiam chegar perto', contou a aposentada Arlete Mendes, que todos os anos faz questão de participar da programação de aniversário da cidade.

Nenhum comentário: