quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Esquema de segurança definido não tranquiliza estudantes

No AMAZÔNIA:

Uma reunião, ontem à tarde, definiu como deve funcionar o esquema de segurança dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA) durante a realização do Fórum Social Mundial (FSM). A universidade concentra boa parte das atividades do evento, que acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, e também vai servir de alojamento para alguns participantes. De acordo com a Assessoria de Comunicação da UFPA, participaram da reunião representantes do Fórum, instituições de segurança pública e o responsável pelo setor de segurança dentro da universidade, Paulo Sete Câmera. No centro das discussões estiveram as atuações da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Militar. Por se tratar de um território federal, os policiais militares são impedidos de atuar dentro do Campus do Guamá.
Responsável pela segurança interna do campus, Paulo Sete Câmera preferiu não falar com a imprensa antes da reunião desta tarde, mas sabe-se que o atual esquema de proteção no local é feito por vigilantes de uma empresa privada e visa garantir apenas a segurança do patrimônio da instituição. Para estudantes e funcionários da UFPA, esse contingente é insuficiente para atender a demanda do FSM. 'No Fórum, a quantidade de pessoas circulando por aqui vai ser muito maior. É preciso montar um esquema de segurança especial. O esquema que temos não garante segurança nem mesmo para os estudantes. ', acredita Larissa Santos, 19 anos, aluna do primeiro ano do curso de Química Industrial.
Uma prova disso ocorreu no último domingo, durante o vestibular da instituição, quando foram registrados 17 assaltos dentro da universidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria importante uma forte ação da Polícia Federal que visasse, principalmente, combater o tráfico de drogas dentra das universidades que serão utilizadas pelo evento.






Victor Picanço

Poster disse...

Victor,
Isso é difícil, amigo.
É difícil...
Abs.