quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Condição em foco

No AMAZÔNIA:

Embora o pouco tempo tenha transformado a pré-temporada do Remo num conjunto de treinos físicos, técnicos, táticos e psicológicos, o principal motivo para os jogadores azulinos passarem dez dias em Tucuruí foi a possibilidade de deixar o grupo num condicionamento razoável para aguentar a maratona de jogos que o Leão Azul tem pela frente.
O departamento físico azulino idealizou um cronograma que corresponderá à intensidade de jogos e, principalmente, diminuirá o risco de lesões musculares, muito comuns quando os jogadores voltam de férias e têm uma sequência de muitas partidas. 'O que fazemos aqui é como uma construção: primeiro você faz o alicerce e depois vai trabalhando gradativamente', comenta o preparador físico, Luiz Paim.
Nessa primeira etapa, a parte mais explorada foi o reforço muscular. De acordo com Paim, esse trabalho diminui a tendência do jogador às contraturas, distensões e estiramentos musculares. 'Para isso aproveitamos as sessões de musculação, em uma academia da cidade', diz. A segunda etapa será colocada em prática quando o elenco retornar a Belém e iniciar as competições. Constarão os exercícios de velocidade e resistência.
O complemento das atividades é o trabalho para redução de peso e percentual de gordura. Nesse item, Paim diz que todos os resultados estão dentro do esperado. 'Na parte de peso, temos apenas dois ou três atletas um pouco acima. A redução do percentual de gordura é um trabalho mais lento, mas todos estão no patamar de um jogador que volta das férias', frisa.

Nenhum comentário: