quinta-feira, 19 de junho de 2008

Tremor de terra em Itaituba

No AMAZÔNIA:

Os moradores do bairro da Paz, em Itaituba, sudoeste do Estado, acionaram o Corpo de Bombeiros na terça-feira, por volta de 20h, apavorados. Segundo os moradores da 1ª e 2ª Ruas do bairro, eles sentiram a terra tremer e, depois de alguns minutos, a terra cedeu formando uma cratera de quatro metros de profundidade. Numa área de aproximadamente 300m2 houve rachaduras em três casas.
Ao chegar ao local, o Corpo de Bombeiros isolou a área e solicitou a retirada imediata dos moradores. Segundo os Bombeiros , há risco de novos afundamentos de terra.
O Corpo de Bombeiros acionou a Defesa Civil do município e retirou as famílias das casas próximas onde a terra cedeu e as casas ficaram com várias rachaduras, posteriormente encaminhou-as para uma casa alugada pela prefeitura. Segundo a Defesa Civil, as famílias somente voltarão para suas residências após vistoria de um órgão competente. 'Nós vamos ficar atentos'. A qualquer risco de novos afundamentos, outras famílias terão de ser transferidas.
De acordo com informações do Centro de Sismologia da Universidade de Brasília, 'se houve tremor, foi apenas localizado, pois o sismógrafo não detectou nenhum abalo, até porque o nosso sismógrafo está instalado no Estado do Mato Grosso, portanto, muito distante para detectar um tremor de baixa intensidade'.
A senhora Miryan Conceição, que teve sua residência afetada pelo tremor, lembra que 'tudo foi muito rápido: minha vizinha escutou o barulho e rapidamente a terra cedeu, formando uma cratera na frente da minha casa'.

Nenhum comentário: