O superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (Ahimor)), José Leite, foi afastado do cargo, ontem. A Polícia Federal investiga o paradeiro de máquinas e equipamentos do patrimônio do órgão, que também está sob auditoria da União desde a semana passada.
A Ahimor atua na área geográfica compreendida pelos Estados do Pará, Amapá e norte do Mato Grosso, nela incluídos, principalmente, os rios Tocantins, Pará, Xingu, Tapajós, Jari e baixo Amazonas.
Integra o Ministério dos Transportes, mas desde 1990 até 2008 foi vinculada à Companhia Docas do Pará, por força de um convênio de delegação, autorizado através de decreto do então presidente da República. Em fevereiro deste ano, através de novo convênio, assim como todas as Administrações Hidroviárias do País, ficou com a gestão subordinada à Codomar - Cia. Docas do Maranhão.
José Leite acha que está sendo perseguido pelo ex-superintendente da Ahimor, Michel Dib Tachy, que tentou emplacar primeiro Guilherme Braga (ex-diretor da CDP) e depois Flávio Acatauassu (filho do ex-presidente da CDP) no cargo, mas não conseguiu. Acatauassu responde pelo Núcleo de Operações da autarquia.
Michel Tachy assumiu há alguns meses a diretoria de Infra-estrutura Aquaviária do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), do Ministério dos Transportes, em Brasília, porque garantia que iria virar senador este ano (é segundo suplente de Ana Júlia Carepa e contava com a candidatura de José Nery à Prefeitura de Abaetetuba). Entretanto, o senador Nery foi aconselhado por Heloísa Helena a permanecer no cargo, diante da importância do PSOL ter um senador no Congresso Nacional.
Fora da linha sucessória do poder, Michel Dib Tachy foi convidado a deixar o cargo no DNIT há mais de um mês, mas se recusa a sair. O ex-ministro e atual secretário-geral do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, chegou a cobrar a saída de dedo em riste e em altos brados - segundo servidores que presenciaram a cena.
Ontem, Flávio Acatauassu (que foi demitido por José Leite, assim como Guilherme Braga) e levado para trabalhar com Michel Dib Tachy em Brasília, foi visto na Ahimor, não se sabe se para assumir o cargo ou para manter Dib Tachy informado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário