segunda-feira, 9 de junho de 2008

"Farc não têm mais lugar na América Latina", diz Chávez

Na FOLHA DE S.PAULO:

Depois de declarar sua simpatia ideológica pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no início do ano, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou ontem que "a guerra de guerrilhas está fora de lugar" na América Latina e exortou o novo líder máximo da organização colombiana, Alfonso Cano, a libertar todos os reféns sem precondições.
"Não justifica ter [refém] na montanha um grupo de gente, sobretudo civis e também militares. Uma montanha não é o mesmo que estar num presídio (...). Chegou a hora de as Farc libertarem a todos, seria um grande gesto humanitário, sem nada em troca. Assim proponho, agora que há um novo chefe à frente do secretariado das Farc", disse Chávez, em seu programa "Alô, Presidente".
"A esta altura, na América Latina, está fora de lugar um movimento guerrilheiro, e isso tem de ser dito às Farc. Queria dizer a [Manuel] Marulanda", afirmou, em alusão ao fundador das Farc, morto em março.
De acordo com o venezuelano, a guerrilha tem servido até de estratégia para os EUA ameaçarem Caracas: "Os guerrilheiros das Farc devem saber uma coisa: se converteram numa desculpa do império para ameaçar a todos nós. No dia em que se fizer a paz na Colômbia, acabará a desculpa do império".

Mais aqui.

Nenhum comentário: