Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo:
O faturamento da Globo no primeiro semestre deste ano cresceu menos do que a média das redes de TV e menos ainda que o mercado de mídia.
O desempenho, segundo analistas, é conseqüência do crescimento dos investimentos publicitários em jornais, em internet e na Record. Ou seja, a Globo estaria perdendo participação de mercado, historicamente em torno de 70% entre as TVs, para sua principal concorrente, em alta no Ibope.
De acordo com relatório oficial da Globo, enviado na semana passada a bancos e credores estrangeiros, a empresa faturou R$ 1,474 bilhão no primeiro trimestre, 11% a mais do que no mesmo período de 2007.
O próprio relatório informa que o mercado nacional de mídia cresceu 15,5% nos três primeiros meses de 2008. Já a TV paga e aberta cresceram 12,7%.
Segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora os investimentos publicitários, as TVs aberta e paga perderam participação de mercado, de 62% no primeiro trimestre de 2007 para 60,7%. Já os jornais subiram de 18,3% para 19,4%.
O relatório da Globo expõe sua queda de audiência, mas salienta que continua a "entregar índices robustos" e a manter sua "histórica liderança".
Apesar de crescer menos, a Globo continua líder disparada de mercado. Seu faturamento no primeiro trimestre é maior do que toda a receita de 2007 da Record, segunda rede nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário