terça-feira, 10 de junho de 2008

Ambulantes vão protestar

No AMAZÔNIA:

Ambulantes e barraqueiros que trabalham nas praias do Caripi, Vila do Conde e Itupanema, em Barcarena, vão protestar hoje de manhã contra a interdição das três praias desde o último sábado, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A concentração está prevista para as 9h em frente à sede da Prefeitura, no centro de Barcarena.
Os comerciantes vão tentar uma audiência com o prefeito do município e pedir ajuda, pois alguns trabalhadores estão passando fome. Os ambulantes reclamam que os banhistas sumiram e não consomem mais nada na praia após a divulgação de mortalidade de peixes e de que a água dos rios Pará e Dendê estaria contaminada com metais pesados - entre eles o cádmio -, além de coliformes fecais oriundo de esgotamento sanitário urbano. 'Alguém precisa nos dizer alguma coisa', considerou o presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Caripi, Laércio Alves de Oliveira.
Ontem, a secretária de Meio Ambiente de Barcarena, Silvana Moraes, disse que a prefeitura não concorda com os laudos preliminares divulgados até agora pela Sema. 'Nós monitoramos a presença de metais pesados nas águas há dois anos e nunca detectamos nada', disse comentando resultado dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas. Segundo ela, a divulgação dos laudos preliminares foi 'precipitada e está prejudicando a população'. 'Não se pode sair assustando a população. Se o Estado fez o que fez, ele terá que reverter a situação. Vão ter que reparar o erro', alegou.

Mais aqui.

Nenhum comentário: