quinta-feira, 3 de abril de 2008

MPF denuncia o prefeito de Irituia

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região denunciou o prefeito de Irituia, a 170 quilômetros de Belém, por desvio de verbas públicas. Walcir Oliveira da Costa é acusado de não ter prestado contas de recursos federais que deveriam ter sido destinados ao Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

 Walcir foi eleito em 1996 e reeleito em 2004 para o cargo de prefeito do município. Em 2000, R$ 18 mil em verbas da União foram repassadas à prefeitura para projetos contra exploração de meninos e meninas. Mas, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o prefeito não prestou contas do dinheiro sacado. O procurador regional da República José Alves Paulino, autor da denúncia, explica que o prefeito chegou a ser citado pelo TCU, mas não se defendeu nem devolveu a verba desviada.

 "A omissão quanto ao dever de prestar contas de recursos públicos revela desdém da autoridade no trato com a coisa pública, a indiferença e o desprezo às instituições e, notadamente, o desrespeito à sociedade, já que os recursos dela provêm e em seu favor devem ser utilizados", afirma o procurador. A denúncia aguarda agora decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Se condenado, Walcir Oliveira da Costa pode perder o cargo, ficar inabilitado para o exercício de função pública, além de cumprir pena de detenção de até três anos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, com sede em Brasília.

2 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde!morei em irituia,gosto muito da cidade,so não tem pessoas competente para adiministrar a cidade so querem,saber de sir.
este prefeito atual é uns dos piores prefeito q irituia já teve,sai de irituia porque não tinha empregos, fechei uma loja por falta de renda no municipio, o povo comprava e não pagava.
Hoje tenho mais de 5000,00 reais na mão do povo e não pago .fico triste por causa disto.vou falar hoje o meu filho trabalha a esposa dele também .o povo tem q deixar d ser besta tchau.

Anônimo disse...

Na verdade o comentario feitos nao condiz com a realidade, pois em Irituia ha pessoas competentes sim, incompetente é vocêw q nao conseguiu administrar o seu proprio negocio.