segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fuso horário e censura bagunçam programação da TV

As normas de censura fixadas pelo Ministério da Justiça associadas à diferença de fuso horário vão afetar a programação das TVs e prejudicar os telespectadores das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Como a grade de programação das TVs é montada de acordo com as faixas indicativas de horário de exibição estabelecida em lei, e a diferença de horários em relação ao horário de Brasília que pode chegar a até três horas no verão, as emissoras são obrigados a empurrar os programas para mais tarde.
Com isso transmissões ao vivo em todo o país, como as de jogos de futebol e de telejornais passam a ser exibidas em videotape onde o fuso é diferente. Dos jogos, são exibidos apenas os melhores momentos. E até o suspense da novela, perde a graça.
As afiliadas da TV Globo em estados com fuso horário diferente do de Brasília, atrasaram sua programação em uma ou duas horas em relação à rede nacional.
As mudanças de horário dos programas obedece ao que diz a Portaria 1.220/07, que regulamenta as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei 10.359/01 e do Decreto 6.061/07, relativas ao processo de classificação indicativa de obras audiovisuais. As emissoras tiveram até esta terça-feira (8/4) para se adaptar às novas regas.
A medida deveria ter entrado em vigor em janeiro deste ano, mas o prazo foi estendido a pedido de algumas emissoras, que alegaram precisar de mais tempo para adequar-se. A idéia é adaptar as restrições de horário para as emissoras de estados com horário diferente de Brasília.
Para as emissoras dos estados de Tocantins, Goiás, Amapá, leste do Pará e nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que seguem o horário de Brasília, nada muda. Já as filiais de emissoras nacionais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará terão uma grade de programação básica diferenciada. Em Rio Branco (AC), onde o fuso é de duas horas, a programação da Globo, por exemplo, será pré-gravada e exibida em horário local.
De acordo com o jornalista da TV Amazonas Kellyson Vasques, de Manaus, muitas emissoras estão descontentes com a determinação do Ministério da Justiça. Segundo ele, a TV Amazonas ainda não adotou nenhuma política diferenciada mas, para evitar problemas, a novela global Duas Caras começa a ser transmitida às 21h30, no horário local

Mais aqui.

Nenhum comentário: