sexta-feira, 25 de abril de 2008

Direção da Uepa repudia ocupação de prédio da Reitoria

Nota de desagravo divulgada pela gestão pro-tempore da Universidade do Estado do Pará (Uepa) repudia a ocupação, desde ontem, do prédio da Reitoria por estudantes, Eles exigem, entre outros pontos, a destituição dos integrantes da direção temporária, à frente à reitora Marília Brasil Xavier, a anulação da última eleição para reitor – até aqui com o processo de escolha suspenso por decisão judicial - e a convocação de um novo pleito.

É o seguinte o teor da nota de desagravo:

 

A gestão Pró-Tempore vem de público repudiar a ocupação da Reitoria entendendo que todas as manifestações de grupos devem ser respeitados dentro de um processo democrático, desde que representem os interesses da coletividade.

A gravidade do momento institucional fez com que um grupo de professores aceitasse este trabalho como uma missão pública, por um período determinado de 90 a 180 dias.

Nestes 15 dias de trabalho, toda a equipe se empenhou em fazer o diagnóstico institucional, reunindo com os diversos segmentos da comunidade acadêmica, ouvindo sugestões, levantando necessidades diretamente com os Coordenadores de Cursos, diretores de Centro, Chefes de Departamento, Estudantes, funcionários e promovendo o encontro de planejamento estratégico trimestral para atender as necessidades emergenciais.

A gestão tem agido de forma absolutamente responsável, vigilante e transparente, tanto em seus gastos, como comprometida em manter a comunidade acadêmica informada de seus atos e perspectivas. E já assumiu o compromisso de nos próximos dias colocar, através do site oficial da instituição, todos os dados relativos à movimentação financeira e administrativa da UEPA.

Dentro do mesmo compromisso de transparência já está agendada reunião no Conselho Universitário Superior (CONSUN) para o próximo dia 7 de maio, visando apresentar o relatório da gestão pro tempore e iniciar as discussões sobre o processo de consulta pública para a escolha dos próximos gestores da UEPA até que as questões jurídicas do último processo eleitoral estejam plenamente resolvidas.

Informa que tem desenvolvido suas atividades com tranqüilidade e apoio da maioria da comunidade, na capital e interior, que poucas foram às alterações no quadro de servidores, e que a vida universitária está fluindo normalmente.

Esclarece que tem como meta cumprir um trabalho de transição, visando o restabelecimento da ética, do dialogo e da transparência em todos os âmbitos desta universidade. Entende que todas as manifestações de grupos e tendências devam ser respeitadas nos preceitos democráticos, desde que representem as expectativas coletivas da própria comunidade da UEPA e não interesses de outrem que agora, aproveitando-se do momento, aqui se perfilam.

Nenhum comentário: