quarta-feira, 2 de abril de 2008

Base impede acesso a dados sigilosos em CPI

Na FOLHA DE S.PAULO:

Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunir com parlamentares da base aliada, os governistas rejeitaram requerimentos de pedido de informação sobre gastos sigilosos do Palácio do Planalto na CPI dos Cartões.
A oposição reagiu, reapresentando pedido de convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), desta vez no plenário do Senado, ou convidá-la a se explicar em duas comissões.
Na semana passada, os governistas impediram a convocação da ministra na CPI. Anteontem, na reunião com os líderes da base, o presidente Lula reforçou a ordem para blindar Dilma, acusada pela oposição de ser a mentora do dossiê que revelou gastos do governo Fernando Henrique Cardoso.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também apresentou requerimento convocando Dilma na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e na CFC (Comissão de Fiscalização e Controle), caso o do plenário seja rejeitado.
Sem votos para avançar nas investigações, a oposição decidiu que irá apresentar recurso ao plenário para votar nessa instância todos os requerimentos rejeitados na CPI. E ainda solicitar via presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), os dados do TCU (Tribunal de Contas da União) a respeito de informações sigilosas do Planalto.
Na CPI, foram derrubados ontem três requerimentos, dois deles por 11 votos a 7, o terceiro por 12 a 6. A base votou fechada e impediu o acesso a dados da Casa Civil sobre os gastos com cartões corporativos e contas tipo B; a relatórios do TCU que analisaram gastos sigilosos da Presidência e aos contratos firmados entre a Visanet e a Redecard (operadoras do cartão) e o governo.
Com a ajuda da oposição, a base aliada aprovou 15 requerimentos que solicitam aos ministérios informações sobre cartões e contas tipo B (pagamento em dinheiro) nos governos Fernando Henrique e Lula.

Mais aqui.

Nenhum comentário: