sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Encomendas são variadas para o Círio

No AMAZÔNIA:

Cabeça de mulher é, até agora, o objeto preferido pelos promesseiros do Círio 2008. Curiosidades como encomenda de uma balsas, de um par de olhos e de uma van aparecem como novidades. A produção para satisfazer à demanda já está a todo vapor. Cerca de 90 itens, para todos os gostos, vão ser colocados à venda. Apesar das curiosidades dos pedidos, partes do corpo humano continuam sendo as mais solicitadas nos balcões de venda dos objetos de cera. Cabeça, mão, coração e até próstata são procurados, segundo revela Arimar Abraim Chaves, há 12 anos no ramo, com loja de vendas localizada na Cidade Velha.
Arimar não soube explicar a curiosa demanda por cabeças de mulher, mas diz acreditar que talvez seja 'por causa das complicações do sexo feminino. A mulher tem mais problemas do que o homem'.
Os objetos de cera, garante a comerciante, traduzem as graças alcançadas ou aquelas que os fiéis ainda esperam alcançar. Cura de doença, aquisição de casa própria ou de outro bem aparecem entre os mais pedidos.
Um promesseiro, morador de Ananindeua, vai buscar hoje sua van de cera, encomendada na semana passada. O objeto ganhou rodas de um carro de brinquedo e até um adesivo, detalhes que tentam aproximar o pedido da realidade que ele representa. O balconista e artesão Asclei dos Santos diz que o cliente fez o pedido para agradecer a graça que alcançou com a compra de um veículo daquele tipo.
Asclei testemunha todo dia as emoções dos apelos que lhe chegam. Alguns devem ser produzidos exclusivamente para o cliente. Na semana passada, por exemplo, uma senhora queria uma família, que representasse a sua própria: ela, o marido e um casal de filhos. Asclei precisou fazer miniaturas de cera de um homem, de uma mulher, de uma menina e de um menino. Sobre uma placa fina, colocou a prole juntinha. Pedido atendido.
Noutro dia, o rapaz precisou acolher uma senhora em prantos. Ela revelou o drama e queria que o próprio vendedor traduzisse num objeto suas palavras. Ele, então, produziu um par de olhos aos pés da imagem de Santa Luzia. E explicou: a graça pedia a cura da perda gradativa da visão da filha. E Santa Luzia é a protetora dos olhos, segundo reza a religiosidade popular. A cliente concordou, gostou e encomendou. Vai apresentar o objeto à Nossa Senhora de Nazaré, com o reforço da mediação de Santa Luzia. São muitas histórias.
Cerca de 10 operários trabalham duro desde o início de agosto para dar conta da demanda dos promesseiros do Círio 2008. É nesse mês que antecede a Festa que os clientes começam a comprar ou a encomendar os objetos. Indagada se os círios das cidades do interior não aquecem o negócio durante todo o ano, Arimar foi enfática: 'Não. Eles (os fiéis) podem até fazer a promessa no Círio de sua cidade, mas eles vêm pagar aqui no Círio de Belém'.

Nenhum comentário: