sábado, 27 de junho de 2020

Edmilson Rodrigues (PSOL) ganha apoio do PT para disputar a Prefeitura de Belém. As mexidas no tabuleiro estão apenas começando.

Edmilson Rodrigues: apoio do PT na terceira tentativa de voltar à Prefeitura de Belém

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) será o candidato que o PT vai apoiar nas eleições deste ano para prefeito de Belém. A chapa terá como vice a petista Ivanise Gasparim, que já foi vereadora.

O martelo foi batido neste sábado (27), pelo Diretório Municipal do PT, que decidiu a aliança com o PSOL por 35 votos a 10. Outros partidos de esquerda, como o PCdoB e PDT, ainda poderão se juntar à coligação. Se isso acontecer, agregarão tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Mas as negociações nesse sentido ficarão para uma próxima oportunidade.

Prefeito de Belém por duas vezes, Edmilson já perdeu em duas outras tentativas de voltar ao governo municipal. A primeira, quando concorreu contra Zenaldo Coutinho (PSDB), em 2012. A outra, mais recente, quando foi derrotado também por Zenaldo, em 2016.

Ao optar pelo apoio a Edmilson, o PT abandonou a outra opção que se colocava na mesa: apoiar a candidatura da secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal (Podemos), a preferida por grupos minoritários dentro do partido. Agora, ela vai ter correr atrás de outros apoios para ter alguma competitividade.

Especula-se que Úrsula poderá ser apoiada pelo MDB do governador Helder Barbalho (MDB). Mas nada indica que sim, porque Helder tem demonstrado afinação com o vereador Orlando Reis. Atual vice-prefeito de Belém, ele está desavindo com Zenaldo Coutinho, deixou o PSB e se filiou ao MDB em abril deste ano, despontando como uma das opções do partido para concorrer à prefeitura. A outra é o deputado federal José Priante.

Quanto a Zenaldo, ele estaria mais propenso, neste momento, a indicar como seu candidato o presidente da Câmara Freitas. Mas os tucanos ainda podem surpreender com ouro candidato.

O tabuleiro está na mesa. E as pedras começam a ser mexidas. 

Nenhum comentário: