terça-feira, 2 de junho de 2020

Subnotificação em Belém é avassaladora: Capital teria hoje não 12 mil, mas cerca de 225 mil infectados, diz estudo assinado por 11 pesquisadores

“À luz do exposto, entende-se que, a partir dos dados oficiais, tomando-se como referências os mais relevantes estudos realizados no Brasil e internacionalmente, não há como afirmar inequivocamente que o Pará ou a Região Metropolitana de Belém esteja já na curva descendente da pandemia. Assim, com base na prudência, em não havendo vacina ou medicamentos comprovadamente eficazes, a única estratégia para desacelerar a pandemia continua sendo o isolamento social”.

Clara, objetiva, sem vieses verbais que permitam dúvidas, essa é a conclusão exposta da nota técnica intitulada “Análise da evolução da pandemia de COVID-19 no Brasil – O Estado do Pará” (veja aqui a íntegra) que o Laboratório de Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou nessa segunda-feira. em confronto com estudos que tanto o governador do estado como a Prefeitura de Belém têm divulgado, para justificar o relaxamento do isolamento social.

O estudo apresenta um dado impressionante. Tomando como parâmetro o número de 11.591 contaminados até esta segunda, 1º de junho, segundo dados confirmados pela Sesma, os pesquisadores consideram com “probabilidade bastante razoável” de que esse número estaria subestimado para a média brasileira em até sete vezes e para Belém em nada menos do que 20 vezes, daí estimar-se que o número de contaminados atualmente na RMB seria de 225,4 mil pessoas (veja na tabela). Em São Paulo, a maior cidade do país, a subnotificação seria muito mais baixa, cerca de 6,3 vezes.

 “Portanto, não é razoável admitir que as políticas públicas tomem como base exclusivamente os dados oficiais (notoriamente subnotificados), sob pena de planejar o sistema já em níveis de colapso”, dizem os autores da nota técnica.

Relaxamento

Elaborada por 11 pesquisadores, o estudo destaca que, “apesar de muitos estados brasileiros terem adotado medidas de isolamento e distanciamento social, inclusive com a adoção de medida de lockdown, as taxas de isolamento social reportadas ainda estão muito aquém das taxas desejadas, que seriam a partir de 70%, a fim de diminuir efetivamente o número de reprodução da doença”.

A nota técnica ressalta que fatores como o ciclo da doença, imunidade, período de incubação, número de assintomáticos ainda não estão claramente definidos internacionalmente, “o que leva à constatação de que qualquer suposição acerca do comportamento da doença tomado como uniforme seja mera especulação e não deva ser considerado, de maneira segura e responsável, por gestores públicos em suas tomadas de decisão”.

Em contraste com medidas de relaxamento que vêm sendo adotadas não apenas em Belém e no Pará, mas em quase todo o país, a Organização Mundial de Saúde alertou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil foi um dos países com o maior aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Também afirmou que o país está entre aqueles que não chegaram ao pico da transmissão.

Nenhum comentário: