sexta-feira, 26 de junho de 2020

Respiradores continuam sem funcionar em Juruti, mas Sespa garante que reparos serão concluídos neste fim de semana


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou ao Espaço Aberto, na noite desta sexta-feira (26), que os cinco respiradores doados pelo governo do Pará ao Hospital Nove de Abril, no município de Juruti, na região oeste do Pará, devem estar funcionando por todo este final de semana. Por enquanto, não estão.

Nesta sexta-feira (26), viralizaram nas redes sociais, sobretudo no Twitter e Facebook, vídeos mostrando que os equipamentos não estão funcionando. Num dos vídeos (veja acima), em que aparece o brasão da Câmara de Juruti, um médico, identificado como Rafael e diz trabalhar no hospital do município, pede enfaticamente que a Sespa se retrate da informação de que "profissionais locais locais tiveram dificuldades em colocar os equipamentos em funcionamento".

O médico se refere a uma nota disponível na Agência Pará, intitulada Respiradores enviados pelo Governo para Juruti estão funcionando normalmente. No trecho final, diz a nota: “A Sespa esclarece ainda que todos os equipamentos foram testados por um engenheiro clínico e, de acordo com laudo técnico feito antes do envio dos respiradores, encontravam-se em perfeitas condições de uso.”

Mas o “laudo técnico” (veja a imagem ao lado) a que se refere o laudo não é um laudo técnico, e sim um termo de recebimento, documento que, como indica sua denominação, uma pessoa, servidor público ou não, recebe um produto e atesta se ele está funcionando ou não, sem aprofundar-se em detalhes de ordem técnica.

Mas o laudo mencionado, muito embora registre o termo “funcionando e testados”, referindo-se aos respiradores, não tem data e tampouco traz a assinatura ou outra identificação qualquer do recebedor.

O Espaço Aberto, nos questionamentos que fez à Sespa, mencionou o fato de o “laudo técnico” ser, em verdade, um termo de recebimento, mas a secretaria não informa a respeito desse aspecto na nota que remeteu ao blog.

O Espaço Aberto também entrou em contato, pelo WhatsApp, com o Frei Mariano Freitas, que integra a Administração do Hospital Nove de Abril. Ele leu algumas das mensagens enviadas, mas não deu retorno.

A seguir, a nota enviada pela Sespa:

-----------------------------------------------------

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado (Sespa) informa que os respiradores enviados ao Hospital Nove de Abril em Juruti estão aptos para funcionamento. Mas, ao serem instalados, foi detectado que a rede de energia elétrica possui fortes oscilações, causando o mal funcionamento dos mesmos. O hospital não possui rede de oxigênio instalada e controlada, sendo realizado o uso de cilindros individuais que não são capazes de fornecer o fluxo e pressão constantes necessários para operação dos ventiladores, de forma a não permitir o correto funcionamento e parametrização dos mesmos. Por isso, a Sespa pediu solução imediata a empresa Englifemed que se comprometeu em trocar os respiradores por ventiladores Magnamed Oxymag, capazes de atuar na presença de variação presente na alimentação de oxigênio através de sistema de cilindro sem perder a capacidade de funcionamento. A troca já iniciou ontem e será concluída até o final de semana.

Nenhum comentário: