O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA) divulgou, nesta quinta-feira (18), nota sobre a operação desfechada pela Polícia Civil do Pará contra os jornalistas Orly Bezerra, em Belém, e Ronaldo Brasiliense, em Óbidos, no oeste do Pará.
“O combate às fake news é legítimo e preciso.
Porém não pode representar censura, ou intimidação, aos profissionais da
comunicação no exercício de sua missão de informar à sociedade, com ética e
responsabilidade social”, diz a nota.
A Federação Nacional dos Jornalistas também condenou o uso do aparato policial do estado em ações contra profissionais da comunicação.
Veja, abaixo, a íntegra da nota.
-----------------------------------------
O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA) vem a público afirmar que o combate à propagação de notícias falsas é absolutamente necessário diante da conjuntura nacional. Porém, a atuação dos agentes públicos não pode resultar em ações arbitrárias e tampouco no uso político das forças de segurança estaduais contra jornalistas.
Na terça-feira, 16, os jornalistas Orly Bezerra e Ronaldo Brasiliense foram surpreendidos com uma investida da Polícia Civil em suas residências, para cumprir mandado de busca e apreensão em um inquérito em que, somente mais tarde, se soube que seria sobre investigação de fake news. Os policiais chegaram à residência de Orly Bezerra às 6 horas e fizeram a mesma operação na agência Griffo, também de sua propriedade.
Às 15 horas, a Polícia Civil de Santarém fez a mesma busca na casa de Ronaldo Brasiliense, no município de Óbidos, no oeste paraense. Em ambos os casos, os policiais levaram equipamentos - celulares e computadores -, contendo os acervos de trabalho dos dois profissionais, além de documentos.
O combate às fake news é legítimo e preciso. Porém não pode representar censura, ou intimidação, aos profissionais da comunicação no exercício de sua missão de informar à sociedade, com ética e responsabilidade social.
Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará
Federação Nacional dos Jornalistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário