sábado, 19 de setembro de 2009

MEC espera por propostas

No AMAZÔNIA:

O Ministério da Educação (MEC) reunirá até o dia 24 deste mês as propostas estaduais para a elaboração da portaria que mudará o ensino médio. O coordenador de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Luiz Airosa, afirma que o Pará está adiantado e apostará em experiências já iniciadas por aqui para obter mais recursos federais.
A portaria do MEC criará o 'Ensino Médio Inovador', um programa que financiará as ações criadas para tornar as escolas mais atraentes aos alunos e próximas da realidade deles, portanto, com maiores chances de impedir que abandonem a escola ou encurtem a vida estudantil até a 8ª série do Fundamental.
Pela proposta federal, o programa será aprovado este ano e iniciado em 2010. A partir da publicação da portaria, os Estados terão dois meses para apresentar seus Planos de Ações Pedagógicas (PAP). O documento deve conter uma análise das escolas, planos de trabalho e pedagógico, além de previsão orçamentária.
Segundo informações do MEC, o plano estadual deve conter, por exemplo, número de escolas e de estudantes a serem atendidos pelo programa, assim como as metas de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e das taxas de evasão, aprovação e reprovação.
A partir do plano estadual, o ministério definirá quanto repassará de recursos para a implantação das propostas que, num primeiro momento, serão experimentais. O coordenador da Seduc concorda que sejam experimentais porque acredita que o sucesso não depende somente de recursos, mas da incorporação das mudanças pelos professores, alunos e demais envolvidos.
Por esse entendimento, acredita que os projetos pilotos podem ser instrumentos de convencimento se apresentarem bons modelos de ensino médio que não sejam como hoje, com muito conteúdo, conhecimentos compartimentados por disciplinas e valorização das aulas somente expositivas.
'Através dos exemplos de ensino inovador, se pretende mostrar para as outras escolas que é possível mudar. O projeto piloto mostrará o caminho', diz.

Nenhum comentário: