sábado, 19 de setembro de 2009

Operação antifraude

No AMAZÔNIA:

A Arquidiocese de Belém reformulou o esquema de arrecadação de doações durante as procissões do Círio deste ano. Uma operação de guerra para evitar que pessoas mal intencionadas enganem devotos que se dispõem a contribuir com as ações de evangelização da Igreja. Em anos anteriores, não foram incomuns os incidentes em que pessoas desvinculadas à Arquidiocese aproveitaram o momento do Círio para realizar, por conta própria, coletas 'paralelas'.
'É um desestímulo para quem quer ajudar a Igreja, saber que existe gente se aproveitando do Círio para enganar os outros', diz Fabiano Moreira, um dos coordenadores da coleta deste ano. 'O devoto que procura os ‘coleteiros’ para doar uma moedinha de dez centavos, que seja, quer ter certeza de que esse dinheiro vai chegar aonde deve chegar. Que vai ser empregado nas obras de evangelização.'
Este ano, a direção do Círio optou por selecionar para o trabalho da coleta apenas casais ligados aos movimentos sociais da Igreja. Eles vão atuar juntos, marido e mulher, dividos em grupos. Serão 48 casais no sábado, durante a Trasladação, e 60 no domingo do Círio. Não haverá coleta nas ruas durante os outros eventos.
'Em anos anteriores, qualquer pessoa que se dispusesse, poderia participar como voluntário da coleta. E nós tivemos problemas com uma ou outra pessoa. Este ano, são apenas casais, de mais idade, que já participam das atividades na igreja', explica Arnaldo Pinheiro, diretor de captação de recursos da Fundação Nazaré de Comunicação, entidade sem fins lucrativos ligada à Arquidiocese de Belém.
Os voluntários da coleta estarão distribuídos em grupos de em média cinco casais, em pontos de arrecadação previamente definidos. Nove postos de coleta serão instalados no trajeto da Trasladação, no sábado, e outros doze no domingo, no percurso do Círio. A coordenação da coleta também informa que não serão realizadas visitas para o recebimento de doações.
Cada coletor estará identificado com uma camiseta padrão, de cor específica. Por motivo de segurança, o modelo da camiseta e a cor ainda são mantidos em sigilo. 'Para evitar algumas situações que ocorreram em anos anteriores, serão duas equipes distintas de coleta, com camisa de cor específica em cada dia. Uma cor para o sábado e outra para o domingo', explica Arnaldo Pinheiro, diretor de captação de recursos da Fundação Nazaré.
Como já acontece há pelo menos uma década, todo o valor arrecadado durante o Círio será empregado nas ações de evangelização da Arquidiocese de Belém, através dos veículos da Fundação Nazaré de Comunicação, a Rádio Nazaré FM, a Rede Nazaré de Televisão, o Portal Fundação Nazaré e o jornal Voz de Nazaré, todos mantidos exclusivamente com doações de fiéis.

Nenhum comentário: