terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Verdugos fardados?

No Página Crítica, sob o título acima:

Quatro suspeitos mortos na caçada aos assassinos de um cabo da PM. A versão oficial aponta que houve resistência e troca de tiros. Mas o fato de que o desfecho sangrento tenha sido protagonizado por homens da Rotam, mesma unidade da qual fazia parte o cabo assassinado, já é razão suficiente para que uma investigação séria e isenta seja realizada. Ou se faz isso, ou estará aberta a temporada em que a eficiência policial será medida pela letalidade de suas ações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro blogueiro, o aparelho policial encontra-se deteriorado e aqueles que recebem as ordem verificando tal estado de coisas, se acham no direito de agir por conta própria e sem qualquer parametro de dignidade e ordem. Ficamos nós, refens de uma policia despreparada e fadada a atos de graves repercursões sociais e morais.
Polícia violenta gera mais violência, gera o medo e gera o aumento da morte de inocentes. Na minha avaliação , a violência no Brasil está "historicamente ligada" ao uso do poder. "O uso do poder exige moderação. Uma polícia violenta aumenta a ocorrência de chacinas, e não é esta a alternativa para reduzir a violência no País.

As estatísticas, mostram que a polícia brasileira não está equipada para combater a pequena criminalidade, moto gerador da expansão da violência. "Setenta por cento das ocorrências que deságuam nas delegacias não podem ser qualificadas como crimes, sequer contravenções penais, mas questões de assistência social", . As delegacias não têm vocação e nem estão preparadas para resolver estes conflitos. "E estas questões não atendidas se transformam, no dia seguinte, em crimes violentos".

Defendo uma reestruturação da polícia, que deve estar "integrada à comunidade" como parte de uma ação conjunta da sociedade e do Estado para combater a violência. "A criminalidade assume o poder paralelo onde o Estado deixou de agir".


Abraço .
ADOLFO ALVES.