domingo, 4 de janeiro de 2009

Inventário de culpas

No blog Página Crítica, sob o título acima:

O cenário é o mesmo: a sucateada Unidade Municipal de Saúde da Marambaia, na Augusto Montenegro, periferia de Belém. Aquela mesma que apareceu, reluzente e bela, na propaganda reeleitoral do prefeito Duciomar há coisa de três meses. Agora, aparece na imprensa como cenário de morte por falta de atendimento, mais uma entre tantas.
Desta feita, o aposentado Francisco Cristovão Melo de Oliveira chegou à Unidade em meio a um ataque do coração. Lá, como sempre, não havia médicos. A família precisou arrombar o portão para tentar forçar um atendimento, mas era tarde demais. O caso acabou na delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência por omissão de socorro.
Em julho de 2007, um cidadão morria ali, sob as luzes das câmeras dos telejornais das redes nacionais de TV, enquanto os familiares tentavam em vão reanimá-lo. Virou escândalo. O Ministério da Saúde enviou uma equipe de auditores para investigar o fato. O Ministério Público anunciou a abertura de procedimento. E, rigorosamente, não aconteceu nada. Ou melhor: a situação só fez piorar.
Até quando o caráter homicida da política de saúde do governo Duciomar Costa continuará a fazer vítimas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Até quando ?
Nos próximos quatro anos, com certeza, vai ficar tudo como está.
Pelo menos, enquanto o prefeito de Belém se chamar Duciomar Costa, e a secretária de saúde, continuar sendo a senhora Rejane Jatene,irmã e apadrinhada de Simão Jatene.
Vic Pires Franco
Deputado Federal

Anônimo disse...

Pede a conta, Rejane.
Vai pescar com o mano, vai...

Anônimo disse...

Jatene que apoiou Valéria.
Que foi apoiada por Jatene.

Anônimo disse...

A política é sórdida mesmo. Um dia amigos-irmãos enquanto o metal vil e as negociações estão em plenitude, noutro inimigos já que não se tem mais as trocas. Uma vergonha!