sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Inquérito que envolve irmão de Ana Júlia já foi aberto

A polícia já instaurou inquérito para investigar a acusação de que João Carlos de Vasconcelos Carepa, 50 anos, teria praticado atos libidinosos contra V.B.A., de 13 anos de idade. Os detalhes tanto do boletim de ocorrência (BO) como do termo de representação referentes ao caso foram revelados ontem pelo Espaço Aberto.
Em regra, os procedimentos investigatórios dessa natureza devem ser conduzidos pela Delegacia de Atendimetno ao Adolescente (Data), que tem como titular a delegada Socorro Maciel. Mas não foi possível checar a informação se a investigação está correndo por conta da própria Data ou de outra delegacia.
Muito embora tente há três dias, o poster não conseguiu contato com a delegada Socorro Maciel. E a Assessoria de Imprensa de Imprensa da Data foi taxativa: nenhuma palavra, nenhuma informação será fornecida sobre o assunto, nem mesmo se o inquérito foi ou não instaurado. A justificativa é de que o caso, por envolver menor de idade, está sob sigilo, tanto na fase extraprocessual como na fase judicial, na eventualidade de ser oferecida denúncia, ou seja, de ser aberta uma ação penal pelo Ministério Público contra o acusado.
Mesmo assim, o blog conseguiu confirmar no início da noite de ontem, com duas fontes idôneas e seguras – uma delas muitíssimo próxima da família da menor – que o inquérito, originário do termo de representação lavrado pela delegada Simone Machado, do ProPaz – que ouviu tanto a menor como são mãe, M.B.A. – já está em andamento.
Um das fontes garantiu que o inquérito só foi instaurado agora, neste mês de janeiro, muito embora o termo de representação e o boletim de ocorrência tenham sido lavrados no dia 29 de setembro do ano passado, portanto há cerca de três meses e meio.
- Mas [o inquérito] está correndo tudo certinho – garantiu a fonte próxima à família, garantindo inclusive que tanto V.B.A como sua mãe, M.B.A., já foram ouvidas.
A outra fonte consultada pelo Espaço Aberto assegurou que a orientação direta da governadora Ana Júlia Carepa é para que seja investigado tudo, absolutamente tudo o que for necessário, independentemente de o acusado ser irmão dela.
- A ordem é para que tudo seja apurado com o rigor necessário nessas situações. Nada deverá ficar sem apuração – complementou a fonte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Seu E. Aberto, acho que a segunda palavra lá no comecinho do texto é, em verdade, "polícia", e não "política".
Corrigindo fica "mais milhó", né não? rs.

De qualquer maneira, torçamos para que a investigação se faça.
E que a justiça não se omita.
Afinal, é ou não uma "Terra de Direitos"?

Poster disse...

Seu Anônimo ombudsman (rssssss), está corrigidíssimo.
Muito obrigado.
Abs.

Anônimo disse...

Essa CPI da Pedofilia tem tudo pra não dar em nada.
Nadica de nada.
Aliás, na rêde da CPI, só vai cair bagre pequeno, lá do Marajó.
Da planície, dos emplumados, só lero lero de blog, e olhe lá.
Também, pudera !
De um lado, o PT e todo o governo Ana Júlia, colocando um biombo, para encobrir o caso do irmão da governadora.
Do outro, o G8 e uma boa parte dos deputados da Assembléia, livrando a cara, e o berimbau do deputado colega.
Dessa vez, nem falando com o Bispo...

Anônimo disse...

E esse tipo de violencia ela tolera?

Anônimo disse...

Com uma família dessa, a gov não precisa de inimigos...