segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Delegado Justiniano deixa o cargo

No AMAZÔNIA:

Mais uma queda ocorreu no comando da Segurança Pública do Pará. Ontem de manhã o secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo, confirmou a substituição de Justiniano Alves do comando da Delegacia Geral da Polícia Civil. O substituto dele não foi anunciado. Procurado pela Imprensa, Justiniano disse que só vai se manifestar depois que houver uma posição oficial sobre o assunto. Justiniano Alves, que trabalhou em diversos municípios, foi nomeado pela governadora Ana Júlia Carepa no dia 25 de janeiro do ano passado. Antes de ser delegado geral, era delegado geral adjunto.
Na dança das cadeiras na Segurança Pública, o coronel Luiz Dário da Silva Teixeira, de 48 anos, confirmou ontem que assumirá na terça-feira, 13, o comando da Polícia Militar do Pará, em substituição ao coronel Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues, que, sexta-feira, 9, comunicou à governadora Ana Júlia Carepa e ao secretário de Segurança a decisão de deixar o cargo. Ruffeil já entregou pedido para ir para a reserva da corporação, que deve ser publicado no Diário Oficial de hoje, bem como a sua exoneração.
O coronel Dário, que era o atual subcomandante e estava de férias em São Paulo, chega hoje a Belém para se reunir com assessores e, amanhã, ter audiência com Geraldo Araújo para acertar detalhes do seu trabalho.
'A partir da próxima sexta-feira vocês já podem esperar novidades na área de segurança pública, inclusive sobre as operações que serão desencadeadas em Belém'. Foi este o prazo que o novo comandante da PM deu para que as primeiras ações do seu comando comecem a aparecer para a população do Estado, em entrevista concedida por telefone ao jornal Amazônia, ontem à noite. O coronel Dário estava em São Paulo, onde gozou período de férias e aproveitou para fazer um tratamento de saúde. Ele disse que assume o cargo sabendo que terá à frente um grande desafio, que está disposto a enfrentar com muita dedicação. 'Sem dúvida, nós faremos algumas mudanças na forma de trabalhar. Já estou pensando em modificações no âmbito administrativo e novas movimentações, mas isso só poderei divulgar depois que tiver conversado com o secretário (Geraldo Araújo). O que posso garantir é que nós vamos intensificar o trabalho, inclusive com o pessoal que acabou de se formar e através de operações como a ‘Força pela Paz’', explicou.
Investimentos - Para o coronel Dário, nunca houve tanto investimento em segurança como está se vendo agora. Segundo ele, há algum tempo, antes de sair de férias, os índices de violência vinham até diminuindo, conforme os balanços feitos pela PM e apresentados periodicamente para a governadora. 'As coisas estavam correndo bem e posso garantir que a governadora é muito sensível a essas questões, tanto que sempre prioriza esses investimentos, como está fazendo agora', analisou, acrescentando que pretende deixar as portas da PM abertas para todos aqueles que quiserem informações sobre o trabalho que está sendo feito.
Desde que a informação sobre a saída do coronel Ruffeil começou a circular, houve especulação em torno do nome do substituto. Os mais cotados para assumir o comando geral da PM eram os coronéis Mário Solano, atual comandante do Comando de Missões Especiais (CME), e Raimundo Pantoja Júnior, chefe da Casa Militar. Ambos são amigos pessoais da governadora, foram promovidos por ela e a apoiaram durante as eleições. Também estavam cotados os coronéis Leitão, Marcos Eisseman e Osmar Vieira Costa Júnior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já vai tarde.