terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Câmeras vão monitorar FSM

No AMAZÔNIA:

Faltando duas semanas para o início do Fórum Social Mundial (FSM) em Belém, a governadora Ana Júlia Carepa anunciou a instalação de 14 câmeras, que vão monitorar a movimentação nos bairros do Guamá e Terra Firme, chamados de territórios do Fórum. A notícia foi dada ontem, durante os festejos pelos 393 anos de fundação de Belém. Ainda durante a cerimônia, também foram apresentadas 70 novas viaturas e 565 policiais militares como reforços para a segurança na Região Metropolitana de Belém.
O problema é que as 14 câmeras ainda não foram entregues pelo fabricante. De acordo com o coronel José Roberto Pereira, diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão encarregado pelo monitoramento das imagens, a empresa só deve fazer a instalação das filmadoras na próxima semana, às vésperas do início do evento. O diretor do Ciop afirma que ainda não foram destacados e treinados os funcionários que farão o controle das imagens que, segundo ele, serão no mínimo quatro por cada turno.
Todas as 70 viaturas, equipadas com sistema GPS de localização via satélite, e as 14 câmeras (orçadas em R$30 mil cada) foram compradas com recursos do Estado, conforme informou a governadora Ana Júlia, em discurso em frente ao Theatro da Paz.
A proximidade do Fórum Social e a urgência em adotar medidas para conter o avanço da violência na capital, obrigaram o governo a abrir o cofre e bancar a compra, sem esperar a liberação dos recursos do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci do Ministério da Justiça). Só 20% dos R$ 44 milhões em recursos federais anunciados desde o início de 2008 já foram efetivamente liberados para o reforço da segurança no Pará, de acordo com os dados apresentados pelo governo na última sexta-feira, na reunião da governadora e a cúpula da Segurança Pública do Estado com a OAB.
A demora para a liberação do dinheiro, que ainda emperra na aprovação dos deputados no Congresso, amornou o discurso do monitoramento total da capital e deixou mais modesto o projeto de instalação de câmeras de vigilância: agora se fala na instalação de apenas 50 destes equipamentos, metade do número que foi anunciado há alguns meses, quando as primeiras 16 câmeras foram entregues. Ainda assim, a instalação de novos pontos de vigilância depende do dinheiro do Pronasci, que ainda não tem prazo para ser liberado.
Depois de repetir o discurso de que a onda de violência é resultado da 'década de descaso dos governos anteriores', Ana Júlia anunciou a entrada de mais 565 policiais militares no efetivo de policiamento da capital e Região Metropolitana. Nenhuma novidade. O reforço estava previsto no edital do concurso desde 2007, que admitiu 1.500 policiais militares.
A governadora confirmou, também, o edital para a admissão de 2.200 novos policiais militares. 'Estávamos há dez anos sem concurso público, sem contratar um policial. Enquanto a população do Pará cresceu 30%, o efetivo da polícia reduziu 15%', disse.
Das 70 viaturas entregues para o policiamento da capital, 50 serão destinados à Polícia Militar e 20 para a Polícia Civil. Na programação do governo, está marcado para o próximo dia 19 a entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros, entre ambulâncias, ambulanchas (barcos adaptados para o atendimento de urgência) e equipamentos para o combate de incêndios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perguntar não ofende: essa década de descaso com a segurança pública inclui os 2 recentes anos do tal "gobierno del pueblo"? do "governo da mudança"? da "terra de direitos"?
Ou ela fez que se esqueceu de "somar"?
Psiu, ei, governadora: pare de passar férias no Hangar e comece a fazer algo, alguma coisa. Já passou da hora.
Eu sei que o Hangar é uma delícia, que o Estação das Docas é show de bola mas vamos por a companheirada pra trabalhar.
Larga da zelite.