Na FOLHA DE S.PAULO:
O senador Barack Obama, virtual candidato democrata à Casa Branca, é o favorito de cidadãos ao redor do mundo, segundo o levantamento anual sobre atitudes globais do Centro de Pesquisas Pew, respeitado instituto americano, divulgado ontem.
Em 22 dos 24 países em que foi feito o levantamento, entrevistados que disseram estar atentos à corrida pela Presidência americana expressaram maior confiança em Obama do que em seu rival, o republicano John McCain. EUA e Jordânia, onde houve empate técnico, foram exceções. No Brasil, 58% dizem confiar em Obama e 35% em McCain.
De acordo com o presidente do Pew, Andrew Kohut, a perspectiva de mudança de governo está levando a uma leve melhora das opiniões mundiais sobre os EUA. Em 14 países, mais cidadãos acreditam que a política externa dos EUA vá melhorar com o próximo presidente.
Os mais otimistas são os franceses: 68% prevêem mudança para melhor. No Brasil, o índice é de 47% -superior até mesmo ao dos EUA, com 45%.
Mas a mudança ainda é de pouco impacto: "Europeus ainda estão muito mais críticos do que eram no começo da década, e visões muito negativas [dos EUA] predominam no mundo muçulmano", diz Kohut.
Mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário