segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pesquisa deixa partidos otimistas. Mas com cautelas.

Com as devidas cautelas, presidentes de partidos gostaram do resultado da pesquisa Vox Populi que o jornal Diário do Pará publicou em sua edição de ontem (15). Mas, ao lado de contidas emoções, um detalhe não passou despercebido: a não divulgação do resultado da simulação em segundo turno, que normalmente também ganha destaque nas aferições feitas sobre opções de votos.
O diretor-presidente do Diário do Pará, Jader Filho, informou ao blog, ontem à noite, que a simulação sobre a performance de pré-candidatos num eventual segundo turno não foi publicada porque realmente não chegou a ser encomendada ao Instituto Vox Populi, que ainda fará mais quatro auditagens de opinião pública de natureza eleitoral. Mas a direção do Diário garantiu que nas próximas pesquisas essa omissão será suprida.

“Com ou sem Edmilson”
A presidente municipal do PSOL, vereador Marinor Brito, disse que recebeu “com grande alegria” os resultados que colocam o ex-prefeito Edmilson Rodrigues com 29% das intenções de voto, como o primeiro colocado tanto na pesquisa estimulada como na espontânea.
“Considere que há dois anos o ex-prefeito Edmilson está em São Paulo, fazendo o doutorado. Mesmo assim, ele é lembrado pelos eleitores. Isso é a confirmação de que o PSOL tem credenciais para ser um pólo aglutinador das esquerdas no Pará. E mais: a pesquisa mostra que o partido, mesmo jovem, é um partido diferente dos partidos velhacos da direita que existem em Belém”, destacou a vereadora.
Marinor ressalta que, para o PSOL, mais do que saber se a pesquisa é capaz de convencer ou não o ex-prefeito Edmilson Rodrigues a entrar no páreo eleitoral - uma vez que até agora ele continua resistindo em aceitar a candidatura –, o importante é estruturar-se para disputar as eleições. “Não se trata de especular se o PSOL disputará com Edmilson ou sem Edmilson. O que nós certeza é que nós vamos fazer uma bela disputa eleitoral em Belém. Porque não há partido como o PSOL, que já é uma referência ética”, disse a presidente do partido.

Boas possibilidades para Valéria
O presidente regional do Democratas (DEM), deputado federal Vic Pires Franco, manifestou-se otimista com as possibilidades de pré-candidata do partido, Valéria Pires Franco, terceira colocada, com 15%. Se considerada a margem de erro, diz o deputado, a ex-vice-governadora aparece até melhor da posição em que se encontra, tanto na pesquisa espontânea como na estimulada, sobretudo no cenário sem a presença do ex-prefeito Edmilson Rodrigues.
Vic observou como relavante, no entanto, a ausência na pesquisa de pré-candidaturas como as de Arnaldo Jordy, lançado na semana passada como o concorrente do PPS, e do presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão, até agora tido como o aspirante do PP à Prefeitura de Belém. O presidente do DEM também disse ter estranhado a não publicação da simulação em segundo turno, dado sempre relevante em qualquer aferição para que se tenha, conforme destacou, um quadro mais aproximado possível da realidade.

Priante quer maiores detalhes
O presidente municipal do PMDB, José Priante, ele mesmo pré-candidato do partido a prefeito de Belém, preferiu não entrar em detalhes sobre o levantamento, que o coloca com 8% das intenções de voto. O ex-deputado, que se encontrava ontem à noite em Santarém, depois de cumprir compromissos em outros municípios da região oeste do Pará, prefere pronunciar-se apenas hoje, quando deve retornar a Belém e poderá tomar conhecimento de maiores detalhes sobre o levantamento do Vox Populi.

Motivação à militância petista
“Acho que é prematuro fazer qualquer avaliação, até porque os pré-candidatos Arnaldo Jordy e Zeca Pirão ficaram de fora. E também não sabemos dos resultados em segundo turno”, disse o presidente municipal do PT, vereador Adalderto Aguiar.
Ele destacou, no entanto, que muito embora o pré-candidato da legenda, Mário Cardoso, apareça com 5% das intenções de voto, isso representa um estímulo à militância petista para que se engaje com todo o ânimo à campanha que deverá começar a partir de julho.
O vereador ressaltou ainda que o próprio quadro eleitoral está indefinido e poderá apresentar alterações substanciais até o final deste mês, quando se realizarão todas as convenções partidárias para homologar candidaturas e alianças. “Nós, do PT, ainda estamos conversando com outros partidos, e acordos ainda deverão ser costurados”, disse o presidente municipal do PT.

PSDB acha relevante o resultado de Paulo Chaves
O presidente municipal do PSDB, deputado estadual André Dias, considera que a pesquisa Vox Popular, nesta fase, representa o que classificou de “índice de notoriedade, e não de intenção de votos”. Ainda é muito cedo, considera André, para se faça uma leitura mais aproximada da realidade.
Em vez de ser um desestímulo, ele considerou até estimulantes os 2% de intenção de voto atribuídos ao arquiteto e ex-secretário de Cultura Paulo Chaves, que na pesquisa aparece como o pré-candidato do PSDB a prefeito de Belém. “O Paulo não apareceu em programa eleitoral algum. Ao contrário, os outros candidatos já apareceram. E uma exposição dessas, no intervalo de novelas, alcança um enorme número de pessoas. Então, se o nome do Paulo já aparece [na pesquisa], mesmo que outros pré-candidatos já tenham sido beneficiados com maior tempo de exposição na TV, acho que esse resultado é animador”, diz André.
O blog não conseguiu contactar com ninguém que se pronunciasse pelo PTB do prefeito Duciomar Costa.

2 comentários:

Anônimo disse...

ABSURDO:

Ignorar na pesquisa as candidaturas de Zeca Pirão e Arnaldo Jordy, ambas construidas de forma legitima e já amplamente noticiadas na imprensa e em especial no proprio jornal que contratou a pesquisa, nos leva a descredenciar a veracidade dos dados! Fica claro que a ausencia é motivada pela tentativa de posicionar melhor o candidato fracassado do grupo barbalho.

Anônimo disse...

Walter Junior x Vic Pires (Blog Caneta sem Fronteira)
Carta aberta para Victor Pires Franco Neto
Este era o nome que deveria constar nos comentários que você comete nos blogs, se tivesse a coragem de assiná-los.

Nos últimos dias você vem escrevendo nos espaços destinados aos comentários dos blogs, leviandades envolvendo a mim e o Prefeito Dulciomar Costa, como as que você tentou postar uns dias atrás aqui e postou no Quinta Emenda e nos comentários do post anterior a este.

Tudo numa tentativa, bem ao seu estilo, de em proveito próprio tentar prejudicar a campanha do prefeito Dulciomar.

Quando é que você vai apreender a fazer uma campanha sem baixarias, sem canalhices, sem mentiras, Vic?

Desde que o prefeito Dulciomar assumiu a Prefeitura de Belém, nunca tive nenhum tipo de reunião com ele para tratar de qualquer assunto. Nunca houve uma negociação com o atual prefeito sobre a ação que a minha produtora ganhou da Prefeitura. Nunca sequer falamos sobre as próximas eleições. E sobre a campanha eleitoral, apresentei um orçamento para a agência que fará a campanha dele e sequer iniciamos as negociações ainda. Você sabe muito bem qual a produtora que fará a campanha do Dulciomar, assim como sei que você está negociando com a 3D para a produção dos Democratas. O resto, Vic é pura leviandade sua.

Reuni com o advogado Sabato Rossetti para pedir uma orientação sobre o processo que ganhei da Prefeitura. Ele afirmou que o Dulciomar estaria interessado no trabalho dele na campanha. E que cobraria 200 mil reais pelo trabalho. Disse que costuma amealhar um apartamento por campanha e que essa seria a hora de faturar. Disse ainda que estava em negociações com os Democratas e só não havia fechado porque ao invés de dinheiro vocês teriam oferecido a ele uma secretaria. O próprio advogado desestimulou qualquer tentativa de acordo alegando que a prefeitura deixaria esgotar todos os recursos judiciais para poder pagar a dívida. Nunca houve a tal reunião com o prefeito. Nunca houve sequer uma tentativa de negociação. E se o Sabato lhe disse que houve, ele é tão leviano quanto você.

Desafio você ou o Sabato a colocar na internet a tal gravação de 72 segundos (pra variar múltiplo de 24 e multiplicado por 3, ainda por cima). Desafio vocês dois a trazerem a tal gravação a público, sob pena de confirmar o que muita gente pensa de você: um fanfarrão venal, covarde e mentiroso.

Se você quer atingir o prefeito Dulciomar use outra pessoa. Não seja canalha, Vic! Eu não lhe devo nada e embora não possua impunidade parlamentar, não tenho medo de você. Você não passa de um arrogante covarde! E bem que você e o seu advogado falastrão mereciam que viesse a público a pressão para nomeação de funcionários fantasmas na Prefeitura, em 92, o romance Fáridas & Marizas e outros fatos escabrosos que mostrariam o tipo de gente que vocês são.

Quanto a gravação da sua truculência reafirmando quem realmente manda em quem, fique tranqüilo. Ela está em local seguro. Está protegida pela ética. Jamais utilizei, utilizo ou utilizarei uma gravação de campanha eleitoral em proveito próprio ou de terceiros. Até porque, Vic, sou um profissional e gosto da Valéria. Ela é uma boa pessoa. É bem intencionada. É uma pessoa do bem e não merece este desgaste. Ela é em tudo infinitamente melhor do que você.

Se dê respeito, Vic! Você é um deputado federal ou pelo menos muita gente pensa que você é. Vá trabalhar. Vá fazer alguma coisa nobre em favor das pessoas que lhe elegeram, em favor do Pará, em favor do Brasil, ao invés de ficar fofocando e enlameando as pessoas na internet.

Walter Jr

Desculpe, leitor do Caneta por envolve-lo nesta baixaria.
Mas não costumo mandar flores para crápulas.