O Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa do Pará aprovou o funcionamento especial da Casa a partir de agosto, devido ao período eleitoral. Baseados no Regimento Interno da Casa, os líderes, em reunião comandada pelo presidente do Legislativo, deputado Domingos Juvenil (PMDB), aprovaram a proposta da Mesa Diretora de reduzir o número de sessões deliberativas.
Atualmente, a Alepa realiza sessões ordinárias de segunda a quinta-feira. Entretanto, a de segunda-feira não é deliberativa, ou seja, há debates, mas não aprovação de projetos e requerimentos. Com a mudança aprovada pelo Colégio de Líderes, durante o período eleitoral, as sessões serão realizadas somente nos dias de terça e quarta-feira.
Cada reunião terá duas pautas para compensar a produtividade. Para o líder do governo, deputado Airton Faleiro (PT), é coerente, em ano eleitoral, reduzir os dias de sessão, "sobretudo porque não se prejudica a produção do plenário, já que ao invés de diminuir a gente aumenta o número de sessões deliberativas." Para o deputado Bosco Gabriel (PSDB), o sistema do período especial compensa porque as sessões têm pautas duplas. "Mesmo não sendo candidato, o deputado se envolve nas eleições municipais, isso é natural. O trabalho do parlamentar não está só plenário. Está também nas comunidades, nas suas bases", justifica Gabriel.
Fonte: Assembléia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário