No AMAZÔNIA:
Aprovados em concursos públicos realizados pelo governo do Estado protestaram ontem, em frente ao prédio do Centro Integrado de Governo (CIG). Eles cobravam a nomeação imediata dos aprovados nos concursos públicos promovidos pelo Estado nos últimos três anos. A manifestação teve início por volta das 9h30, quando os concursados saíram em caminhada da Praça Santuário em direção ao CIG. Segurando faixas de protesto, os manifestantes se concentraram em frente ao portão central do CIG, localizado na avenida Nazaré. A intenção era forçar a negociação com representantes do governo do Estado.
Uma comissão da Associação dos Concursados do Pará (Ascompa) conseguiu ser recebida, ontem, pelo coordenador da Câmara de Gestão da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Ângelo Carrascosa. Durante a reunião, Carrascosa garantiu que 'tão logo consiga equilibrar a arrecadação estadual, o governo retomará as nomeações'.
Os manifestantes criticam a contratação de servidores temporários que, segundo eles, continuam sendo chamados para as vagas dos candidatos aprovados. 'No início deste ano chamaram apenas um pequeno grupo de aprovados no concurso da Seduc, mas esse número é muito inferior ao número de temporários que estão sendo chamados para as nossas vagas. Não faz sentido contratar temporários se existem pessoas aprovadas nos concursos públicos e que continuam aguardando pela nomeação', reclamou José Emílio Almeida, da Associação dos Concursados do Pará. Segundo ele, existem hoje no Estado mais de seis mil concursados aguardando a nomeação. 'Enquanto aguardamos a nomeação, os temporários estão trabalhando, ocupando as nossas vagas. São mais de seis mil concursados que estão esperando pela boa vontade do governo', reclamou Emílio.
Em nota enviada à redação, a Secretaria Estadual de Administração (Sead) informou que de 2007 até 2010 já foram nomeados 30.185 servidores aprovados em concursos, sendo que alguns foram realizados antes da posse da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Ainda faltam ser nomeados 4.010 servidores. Desses, 65% são da Seduc. No último dia 7 de janeiro foram nomeados 300 aprovados no concurso C-130 da Seduc, realizado em 2008. Foram chamados assistentes administrativos, serventes e vigias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário