segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Carnaval está a todo vapor

No AMAZÔNIA:

Blocos carnavalescos, marchinhas e concurso de fantasias abriram, ontem à tarde, na ilha de Caratateua, em Outeiro, a programação oficial do carnaval da Prefeitura de Belém. Apesar da chuva que caiu durante toda a tarde no Distrito, os organizadores esperavam pelo menos mil brincantes no primeiro domingo da programação, que se estende até 14 de fevereiro. Com o título 'Carnaval da Amazônia 2010 - Todos os ritmos, uma só alegria', a folia em Caratateua é dedicada aos moradores da região das ilhas de Belém e prevê eventos também na ilha de Cotijuba.
O primeiro domingo contou com a participação do Rei Momo de Belém e uma apresentação especial do Boi de Máscara de São Caetano de Odivelas. Ocorreu também a primeira eliminatória dos concursos para eleger a fantasia mais original, o folião mais animado, a musa do Carnaval das Ilhas e a Rainha das Rainhas Gay do Carnaval 2010. Até o final da programação, os jurados devem escolher ainda o melhor bloco, a melhor marchinha e a melhor escola de samba de Outeiro. 'A ideia é que os blocos e escolas divulguem seus sambas-enredo até o desfile oficial', contou Henrique Andrade, administrador regional do Distrito.
Além dos blocos, banhistas da Praia Grande, onde foi montado um palco para as apresentações, também participaram da brincadeira, que contou ainda com a participação das baterias das escolas de samba Sindicato e Unidos da Água Branca, ambas de Outeiro. Um dos blocos mais animados do domingo foi o Arrastão da Ilha.
Além de Outeiro, a programação oficial do carnaval de Belém se estende também por diversos bairros. Em Val-de-Cães, Pedreira, Cidade Velha, Guamá, Jurunas e Marambaia, por exemplo, foram instalados os Portais da Folia. Os distritos de Icoaraci e Mosqueiro também contam com programação especial.

Nenhum comentário: