segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Enlutados protestam

No AMAZÔNIA:

Uma caminhada pela paz marcou ontem os dez dias da morte do dentista Modesto Nahum Pantoja Júnior, morto durante tentativa de assalto na semana passada, no bairro da Cremação, em Belém. A mobilização teve início por volta de 8h30, com a saída da Praça da Trindade, no centro da capital. Segurando faixas com pedidos de justiça e paz, familiares e amigos do dentista saíram em direção à Praça da República. A mobilização contou com a participação de parentes e amigos de vítimas da violência na Região Metropolitana de Belém, representados pelo grupo Movida (Movimento pela Vida).
Muito abalados, familiares de Nahum denunciavam 'a violência que tomou conta da cidade e pode ocorrer a qualquer momento em qualquer lugar e não poupa ninguém', segundo um dos integrantes da passeata. 'Todos nós morreremos um dia, mas ninguém merece morrer dessa forma tão trágica, aliás, ninguém tem o direito de tirar uma vida, pois só Deus é quem pode fazer isso. É uma dor intensa e que vai continuar sempre presente, pois perdemos alguém muito importante e especial em nossas vidas', lamentou Fátima Pantoja Coelho, irmã da vítima.
Agora, a família do dentista se junta a outras famílias de vítimas da violência em Belém, muitas delas em luta contra a impunidade. 'Antes nós acompanhávamos a luta dessas famílias por justiça apenas pela televisão, agora estamos aqui, junto deles. Jamais imaginei que hoje (ontem) estaria do outro lado, vivendo a mesma dor dessas pessoas que perderam um parente', disse a irmã do dentista. 'Esta caminhada é apenas o início de uma grande batalha que vamos travar em busca de justiça. Meu irmão partiu, mas a nossa luta está apenas começando, por isso nos juntamos ao Movida', justifica. A caminhada terminou no final da manhã com uma grande mobilização pela paz, na Praça da República.
Crime - Modesto Nahum Pantoja Júnior, 46 anos, foi assassinado durante assalto na noite do dia 15, no bairro da Cremação, em Belém. Ele foi morto com um tiro na cabeça na esquina da rua dos Tupinambás com a travessa Quintino Bocaiúva. O crime ocorreu por volta das 19 horas, momento em que chovia bastante e o canal da Quintino havia transbordado. A vítima estava em seu veículo, um Fiesta cinza. Ele perdeu o controle do carro, batendo no meio-fio. Nahum Júnior ainda foi socorrido até o Hospital Pronto-Socorro Municipal (HPSM) do Guamá, mas já chegou sem vida ao local.
Três adolescentes dos quatro acusados de matar Modesto Nahum foram apreendidos. O quarto latrocida, só citado após a apreensão do último adolescente, seria maior de idade. Ele continua foragido.

Nenhum comentário: