domingo, 24 de janeiro de 2010

Buraqueira na rotatória é sinal de obra malfeita

Leitor aqui do blog manda contar por e-mail.
Ele passa, todos os dias, pelo menos duas vezes, pela rotatória que está sendo construída na avenida Pedro Álvaro Cabral com a Júlio Cesar.
E tem observado o seguinte: a Delta Engenharia, responsável pelas obras, pela quarta vez tenta tapar os buracos.
E olhem que as obras ainda não emplacaram os 45 dias.
Ele questiona: por que a buraqueira, numa obra construída em tão pouco tempo em terreno sólido, por onde passa um tráfego lento?
As 20h10 da noite deste sábado (23), conta o leitor, a Delta interditou uma parte da rotatória para lançar massa asfáltica.
“Trabalhei por mais de 30 anos construindo aeroportos na região e nunca vi lançarem massa asfáltica com o terreno todo encharcado, molhado, sem colocarem uma camada de selante entre estas camadas. É isso que a firma esta fazendo no momento”, diz o leitor.
Ele externa sua convicção de que a buraqueira é sina de que a obra está sendo malfeita, porque a base não suporta o peso dos veículos.
“Quem fiscaliza esta obra? Tem fiscal? O governo, o que faz? E assim, o meu, o seu e o nosso dinheiro estão indo para o ralo, e ninguém toma uma providência pelo menos nesta de construção. Esta é uma obra eleitoreira, mas acho que o governo do Estado deveria ter um cuidado melhor com a fiscalização, para que não aconteça o que está ocorrendo com a Alça Viária, onde todo dia precisam ser feitos remendos, pois o serviço que lá foi feito foi de péssima qualidade”, encerra o leitor.
Que não livra, como se vê, nem as obras de tucanos, nem as obras de petistas.
Porque obra malfeita é obra malfeita.

8 comentários:

Anônimo disse...

O Arquiteto Paulo Chaves para justificar a montanha de dinheiro gasto com suas obras constumava dizer que o Edimilson era quem fazia obras de R$1,99. Agora o Estado quando faz e muito pouco são obras que não valem nem ao menos estes propalados R$ 1,99, não tem fiscalização, são feitas a Deus dará, uma vergonha para todos nós paraenses. A Prefeitura tambem fazendo porcaria jogando lama asfaltica ( o nome é este mesmo) para maquiar as ruas que já contam com asfalto e ai o que vemos em pouco tempo são faixas de buracos e estas obras da Prefeitura feitas pela firma Belem Ambiental, a queridinha deste Governo do Duciomar. O certo que ninguem fiscaliza nada, e ai estão as obras mal feitas e de pessima qualidade, usando o meu, o seu e o nosso dinheirinho. Até quando teremos de aguentar este estado de coisas?

Anônimo disse...

Esta denuncia deveria ser levado a sério, toda vez que esta empreiteira DELTA faz reparo em suas obras certamente é cobrado novamente do Estado e ninguem vê este absurdo. Como um fiscal aceita uma obra de pessima qualidade? Como não coibir tal coisa? O que falta para uma providência energica do Ministério Publico, se é este que pode tomar estas providencias quanto estas coisas? Por fim o Estado não deve ser somente um pagador do que fazem, o Estado tem que fiscalizar, conferir, ver o material que estão empregando nesta obra para que todos nos não sejamos prejudicados. Obra mal feita, certamente tem a colaboração de quem esta lá para fiscalizar.

Anônimo disse...

Passei nessa obra semana passada e chovia muito naquela ocasião. A DELTA estava asfaltando na chuva. Estavam com um carro chamado espargidor fazendo um serviço de imprimação.Parei por curiosidade no canteiro da obra e perguntei para um operador de máquinas que trabalha há muito tempo na DELTA por que estavam asfaltando na chuva e se ia prestar esse serviço uma vez que estavam lançando asfalto líquido numa superfície empiçarrada e se aquela base poderia receber aquele asfalto mesmo com a intensa chuca. Ele me disse que a governadora estava forçando o término da obra para inaugurar com urgência porque aquela obra é tudo pra ela dizendo ele que a obra vale a reeleição dela. Eu perguntei se aquilo ia prestar ele disse que não era o certo o que estava sendo feito mas era odem de cima e tinha que ser feito porque a data de ianuguração da obra estava atrasada e ela estava cobrando da empresa. Será que já está batendo o desespero?

Anônimo disse...

Em uma obra deste porte era para ter vários laboratórios de solos para um controle apurado dos materiais a serem usados, na sub base, na base e por fim no seu revestimento. Nesta obra o que foi denunciado é um completo descaso com o dinheiro publico, com uma agravante que não perdoa os que tentam não respeitar, as famosas chuvas. É preciso uma semana de sol para que qualquer solo fique seco para uma terraplenagem, e isto não é observado nesta obra. Até a temperatura deste asfalto lançado tem que está com a temperatura correta e controlada, pois se muito frio ou muito quente esta massa asfaltica não presta e seu destino é o lixo.

Anônimo disse...

O Mestre Egydio Salles, que é Advogado e Jornalista disse em uma cronica sua postado no Jornal O Liberal, o seguinte:
........ A Carta Magna assegura a todos o direito de informação e de recebê-la prontamente do órgão público a quem cabe prestá-la.Geralmente, neste País, se faz vista grossa de assuntos desta natureza e nada se apura ou esclarece , até porque a buraqueira existe e o povo tem o direito de conhecer a causa dela existir. É preciso mudar esta mentalidade de omissão ou indiferença , nada impedindo pois, do Ministério Publico Federal investigar o assunto e divulgar as conclusões a que chegou, através de parecer técnico. Por outro lado o Crea , que tantos serviços tem prestado a população , opinando em assuntos relevantes, pode realizar espontaneamente uma pericia técnica no local para esclarecer as causas da buraqueira temporã. É assim que se deve agir numa democracia ,tanto mais que a lei prevê a responsabilidade do empreiteiro , pela execução da obra, até cinco anos depois da rodovia concluída , ao amparo do Artigo 618 do novo Código Civil Brasileiro.
NB. Este comentario do Mestre foi sobre o estado que estava a Rodovia BR 316 - cujo titulo é, OS BURACOS DA BR - 316, e que parece que este comentário foi feito para esta obra desta ¨Rotatória", até ao Ministério Publico Federal, pois esta obra é uma obra do PAC.

Anônimo disse...

E as autoridades deste Governo não falam, não veem, não ouvem o que se passa nesta e em outras obras. Não tem fiscalização, pois se tivesse a maior parte deste serviço estaria condenado. Não se faz obras de terraplenagem com chuvas, as chuvas são um inimigo mortal para este tipo de obra e tanto o Governo quanto esta firma Delta não estão respeitando este impecilho. No futuro bem proximo terão que refazer o que hoje estão tentando fazer.

Anônimo disse...

ah os palpiteiros especialistas de plantão.

Anônimo disse...

essa rotatória é provisória, objetivando possibilitar o trânsito enquanto o elevado e o trevo não são entregues. Não se porde exigir, portanto, acabamento da rotatória como se fosse obra definitiva. Aí sim, haveria desperdício de verbas e esforços.