segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Entre tapas e quase nenhum beijo. Em público.


Não tenham dúvidas.
Não tenhamos dúvidas.
A melhor coisa que já aconteceu nos últimos meses, foi o ingresso na blogosfera paraense dos condestáveis do governo Ana Júlia.
Por quê?
Porque todos ficamos sabendo dos tapas e beijos que trocam não mais nos bastidores, nos gabinetes, nas reuniões reservadas.
São tapas e beijos trocados em público.
Aliás, não há quase nenhum beijo.
Há tentativas de soprar nas pancadas anteriores.
E isso para toda a blogosfera ver.
Querem alguns exemplos?
Acompanhem abaixo, na sequência.
E observem: não há a interferência de jornalistas, dos jornalistas fofoqueiros, que distorcem tudo. Não. São os próprios personagens que falam. Eles próprios. Falam e assinam o que falam.
Uma dilícia.
Sintam o clima.

Quarta-feira, 13 de janeiro
Dr. Puty, o Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia e pré-candidato a deputado federal, entra na blogosfera. E entra arrupiando. Entra arrebentando. Entrou sentando a pua, sentando o sarrafo. Escreveu o seguinte:
* Pois as razões e soluções a este absurdo urbano estão apontadas desde a década de 90, nos estudos que geraram o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) da região metropolitana, elaborado com a ajuda de técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês).
De lá para cá foram cinco governadores - Hélio Gueiros, Jader Barbalho, Carlos Santos, Almir Gabriel (duas vezes) e Simão Jatene -, vinte anos de muita marola na imprensa e nenhuma atitude firme para encarar de fato o problema e providenciar sua solução.


Terça-feira, 19 de janeiro
Puty, ainda no ataque, chama para o pau o deputado federal e presidente do PMDB do Pará, Jader, aquele que, dizque, o PT quer manter como aliado. Puty começa dizendo assim:
* Ao sabor das conveniências e dos interesses políticos do dono do negócio, desde o dia 13 deste mês o Repórter Diário noticia – e opina desbragadamente – sobre os acontecimentos na Resex Renascer, em Prainha, no oeste do Pará.
Termina dizendo assim:
* Parece esquizofrenia, mas é apenas frustração. Como diria o Cazuza, vamos pedir piedade! Piedade para o RD!

Sexta-feira, 22 de janeiro
Jader tira o chicote e senta a pauta em Puty. Um chicote feito de fraldas. Numa mensagem endereçada ao chefe da Casa Civil, diz o seguinte, numa entrevista à sua – dele, de Jader – Rádio Clube do Pará:
* Nonato, modéstia à parte, eu conheço o Pará. Eu ajudei a construir este Estado. É isso que incomoda. Agora, veja você, Nonato, tem esses meninos que ainda não trocaram as fraldas, que ainda não trocaram os cueiros, mas querem nos ensinar a fazer política, Nonato.

Domingo, 24 de janeiro
Jader permanece no contra-ataque. No artigo dominical que assina em seu jornal, o Diário do Pará, o deputado diz o seguinte, em clara resposta a postagem de Puty, de 13 de janeiro:
* O buraco da Cabanagem mais atrapalha do que ajuda o trânsito, quando o motorista faz o retorno e tem que parar, o que ocasiona a retenção. Quase 20 anos depois, o governo do Estado finalmente começa a executar as obras previstas no Plano Diretor de Transportes Urbano da RMB – feito no meu governo – com a intervenção na rodovia Arthur Bernardes, na avenida Independência, na avenida João Paulo II e a construção do trevo na esquina da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral.

Domingo, 24 de janeiro
A governadora Ana Júlia entra na parada. Entra para dar o beijo, depois de tantos tapas. Entrou para desarrupiar. À tarde, em seu blog, ela postou primeiro o seguinte:
* Li hoje artigo do deputado federal Jader Barbalho sobre o Ação Metrópole e lembro que, em 2006, o sentimento de mudança que transformava o País inspirou a vitória conjunta do PT e do PMDB sobre o projeto neoliberal que, em 12 anos, custou ao povo do Pará arrocho salarial para o funcionalismo, colapso na segurança pública, privatização da Celpa, educação sucateada, malversação na saúde pública, aumento da violência no campo e na cidade, desmatamento, enfim, o destempero, o caos, a exclusão dos que mais precisam de apoio. Hoje, muita gente “seca” a aliança entre PT-PMDB. O fuxico de cada dia em notinhas aqui e ali, o larilari, a conversinha tem o objetivo menor de dinamitar uma aliança que, ao fim e ao cabo, garantiram muitos resultados positivos ao Estado nos últimos três anos. E ainda hão de garantir muitos outros.
Logo depois, outra postagem:
* Não queremos reinventar a roda, mas fazê-la girar a favor do povo. O deputado Jader lembra que os estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês), que resultaram no PDTU- Plano Diretor de Transportes , foram feitos no seu governo há 20 anos atrás.

Pronto.
Por enquanto, paremos por aqui.
Mas vamos esperar.
Porque, não há dúvida: a melhor coisa que já aconteceu nos últimos meses, foi o ingresso na blogosfera paraense dos condestáveis do governo Ana Júlia.
Ficamos sabendo de tudo – ou quase.
Transparentemente.
Como o PT gosta.
Ou gostava, sabe-se lá...

Nenhum comentário: