No AMAZÔNIA:
Mais de 2.500 atendimentos foram registrados nos dois Pronto-Socorros Municipais de Belém e no Hospital Municipal de Mosqueiro no último feriado prolongado do ano.
Os principais casos atendidos nos dois pronto-socorros foram os clínicos, de traumatologia e pequenas cirurgias. Já na unidade da ilha de Mosqueiro os casos mais comuns foram crises de asma, gripe e ferimentos diversos.
14 de Março - No PSM da 14 de Março quase 900 atendimentos foram registrados do dia 31 de dezembro de 2009 ao dia 3 de janeiro de 2010, o que representa uma redução de 18% no número de casos atendidos em relação ao mesmo período de 2008, que contabilizou mais de mil atendimentos.
Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), essa queda se deve ao fato de a equipe médica ter se mantido completa durante o feriado, que contou com a ajuda de uma cooperativa de 72 médicos de Belém que deu suporte ao atendimento nos três hospitais.
Guamá - O PSM do Guamá registrou pouco mais de mil atendimentos. Deste total, mais de 100 foram de pacientes do interior do Estado. O maior número de ocorrências foi no primeiro dia do ano, quando mais de 250 casos foram atendidos.
Entre os pacientes atendidos estavam Wanderlei Barbosa da Silva, 26 anos, e André da Silva, 19 anos. Os dois foram vítimas de uma tragédia que ocorreu no bairro de Canudos no dia 1º, quando o batedor de açaí João Dias Chagas, 59 anos, matou a ex-companheira a tiros e ainda disparou contra os parentes da vítima. Os dois foram operados no mesmo dia. Mas Wanderlei, que apresentava um quadro grave desde a entrada no PSM do Guamá, faleceu no dia seguinte ao incidente. André permanece sob cuidados médicos no hospital.
Mosqueiro - Em Mosqueiro foram realizados 640 atendimentos nos quatro dias. A maioria foram de casos de asma e gripe. Do total de casos atendidos, quatro foram de agressão por arma branca.
Segundo a Sesma, o hospital de Mosqueiro recebeu reforço para que as ocorrências fossem solucionadas na ilha, sem necessidade de deslocamento de pacientes para Belém.
As Unidades de Saúde do Caranamduba, Maracajá e Baía do Sol também foram reforçadas durante o feriado prolongado do Ano-Novo, informou a Sesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário