sábado, 26 de setembro de 2009

Vasconcelos desiste de ir à Tabajara. Mas Couto estará lá.

O candidato da chapa “Juntos Pra Avançar” à presidência da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, desistiu de participar de debate que estava marcado para este sábado, das 2 às 4 da tarde, na Rádio Tabajara FM 106.1, durante o programa Jogo Aberto, apresentado pelo jornalista Carlos Mendes, com a participação do também jornalista Francisco Sidou.
Vasconcelos, em e-mail remetido a Mendes, explicou que seu adversário, o advogado Sérgio Couto, da chapa OAB Independente, “é meramente suposto candidato porque não reúne, neste momento, condições legais para concorrer à OAB por exercer cargo comissionado (DAS), titularizando o posto de Oficial de Gabinete de um dos Exmos. conselheiros do Egrégio Tribunal de Contas do Município.” É preciso, sustenta Vasconcelos, que Couto primeiro se desincompatibilize e inscreva formalmente sua chapa para se habilitar a debates como o que estava programado.
“É um insulto à inteligência dos ouvintes da Rádio Tabajara o senhor dizer que só estará disponível para debate depois que as chapas estiverem inscritas. O nome do senhor e de seu adversário já estão nas ruas”, reagiu, em resposta a Jarbas Vasconcelos, o jornalista Carlos Mendes. E acrescenta: “É mais quem vai dizer que o sr. está fugindo do debate ou que não está preparado para encará-lo.”
Mendes garantiu ao blog que, mesmo com a desistência de Jarbas Vasconcelos, o advogado Sérgio Couto estará nos estúdios da Tabajara FM para responder a quaisquer perguntas que lhe forem formuladas seja lá por quem for.
Abaixo, a troca de mensagens entre o candidato e o jornalista.

--------------------------------------
O e-mail de Jarbas Vasconcelos e Mendes:

Caro jornalista Carlos Mendes,
Avaliamos ontem [24], após ouvir os nossos colegas de chapa, que não é recomendável a realização do debate como proposto para ocorrer neste sábado no seu prestigiado programa, pelas seguintes razões:
1 O nosso adversário é meramente suposto candidato porque não reúne, neste momento, condições legais para concorrer à OAB por exercer cargo comissionado (DAS), titularizando o posto de Oficial de Gabinete de um dos Exmos. Conselheiros do Egrégio Tribunal de Contas do Município. E, como é sabido, o nosso Estatuto veda, para garantir a independência da nossa instituição, a candidatura daqueles que exercem cargos ou funções demissíveis ad nutum na administração pública. Por isso, o nosso adversário, se quiser realmente ser candidato, haverá de desincompatibilizar-se.
2. Também a chapa concorrente sequer possui um esboço de programa e o nosso somente será lançado, oficialmente, no dia 5 de outubro, em evento que contará com a presença do advogado Márcio Thomaz Bastos.
Não nos furtamos ao debate. Iremos a todos eles: em rádios, televisões, centros acadêmicos, repartições públicas, enfim, onde nos demandem. Mas faremos isso somente após o lançamento dos programas e as inscrições das chapas, quando, então, saberemos quem serão os efetivos concorrentes à presidência da OAB Pará.
Renovamos nossos protestos de estima e consideração e nos colocamos à disposição para comparecer a um novo debate, que essa conceituada emissora se dispuser a realizar, após as inscrições das chapas.

Atenciosamente,
Jarbas Vasconcelos
Candidato a presidente pela Chapa “Juntos pra Avançar”


--------------------------------------
A resposta de Mendes a Jarbas Vasconcelos

Caro advogado Jarbas Vasconcelos,
Avaliamos aqui na Rádio Tabajara suas razões para não comparecer ao debate programado para amanhã [hoje], sábado, 26, apesar de sua assessoria de marketing, na pessoa do sr. Orly Bezerra, haver confirmado a presença e até elogiado a postura da emissora pela iniciativa.
Fomos surpreendidos e, confessamos, estamos desapontados. A emissora, desde terça-feira, veicula em toda a sua programação a chamada do debate. A opinião pública já estava mobilizada para ouvir as suas propostas e as do candidato Sérgio Couto em favor da OAB. E mais: como dizer que ignora os postulantes ao comando da OAB se a sua própria chapa já tem nomes e slogan de campanha, assim como a chapa concorrente? É público e notório que as duas chapas estão já estão em aberta campanha, inclusive distribuindo panfletos na frente de prédios do Poder Judiciário.
É um insulto à inteligência dos ouvintes da Rádio Tabajara o sr. dizer que só estará disponível para debate depois que as chapas estiverem inscritas. O nome do sr. e de seu adversário já estão nas ruas. Até entrevistas deram em outras emissoras de rádio. Então, responda se puder ou quiser: por que não participar do debate? E não me venha com barroquismo supostamente legalista para não se mostrar de frente à opinião pública num confronto de idéias e propostas. Por favor, dr. Jarbas Vasconcelos, invente outra desculpa.
Os ouvintes não interpretarão de outra forma, dr. Jarbas Vasconcelos, a sua negativa de ir aos estúdios da Rádio Tabajara e lá dentro respirar o verdadeiro ar da democracia, com regras claras, as quais o sr. e seu adversário tiveram acesso com bastante antecedência.
É mais quem vai dizer que o sr. está fugindo do debate ou que não está preparado para encará-lo. Para quem pretende governar uma entidade como a OAB, sempre na linha de frente da defesa das grandes causas nacionais e regionais, dr. Jarbas Vasconcelos, isso é extremamente preocupante. O que estamos lhe dizendo aqui diríamos também ao dr. Sérgio Couto, caso ele tivesse tomado a atitude que o sr. tomou.
Comunico-lhe que estou tornando pública sua resposta de não ir ao debate e também a nossa resposta, em respeito aos nossos inteligentes e fiéis ouvintes.

Saudações,
Carlos Mendes

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito pior que não ir ao debate é ser aconselhado a não ir ao debate. Jarbas Vasconcelos se mostra um despreparado e com um único objetivo em mente, que é tornar a gloriosa OAB um aparelho de petistas interessados em suprimir debates e conquistas democráticas. Que retrocesso, hein, dona Angela Sales !!

Edna Costa (estudante de Direito)

Anônimo disse...

É triste, Paulo Bemerguy, ver a OAB prestes a ser entregue nas mãos de alguém que não se digna a ir a um simples debate, expor suas idéias e se deixar sabatinar por jornalistas e ouvintes.
Não é esta a OAB que imaginei para os próximos anos. A entidade começa, antes da eleição, a entrar no caminho do aparelhamento político-partidário.
Uma tristeza, repito.

Anônimo disse...

Como advogado militante encaro como incompatível, ética e legalmente - que alguém que exerceu e continua a exercer durante anos a fio cargo em DAS no poder público - se arvore sequer a querer ser presidente da OAB-PA. Por conseguinte, trata-se de um perfil não querido pela grande maioria da advocacia paraense, esta que verdadeira e diariamente vive e sobrevive de honorários, sem a mamata dos DAS do poder público que costuma contemplar alguns privilegiados em caráter de exclusivismos e excludências.
Assim, assiste razão ao candidato da chapa Juntos pra Avançar, quando denuncia a situação de incompatibilidade legal de seu adverso canditado, prestando um verdadeiro serviço de utilidade e informação à classe.

Anônimo disse...

A decisão de não ir foi do Orly.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 9:29: a decisão é sempre do candidato. Orly é assessor de marketing, e não dono do candidato. Ademais, o maior ônus de sua ausência é dele mesmo.

Ao anônimo das 9:21. Jarbas não prestou UM, mas DOIS bons serviços; o primeiro vc já mencionou, o segundo foi sair um pouco da cortina que sua candidatura representa, mesmo pelo paradoxo que possa parecer, porque a ausência no debae seria também para se manter atrás da cortina. O advogados, agora, tem um outras informações para avaliar em quem votar, ou melhor, em quem não votar.
abs

Anônimo disse...

Ora, sendo DAS, no momento necessário da desencompatibilização iria faze-lo. Simples. A desculpa poderia ser melhor elaborada.
Acho que Jarbas ganha, não por méritos próprios, já que pouco conhecido na classe, mas pela estrutura montada em torno de seu nome e do Ophir.

Anônimo disse...

Embora não estando correto ter previamente concordado com o debate, acho que o Jarbas está certo. Ir para debater com um cara que não pode ser candidato é um verdadeiro circo, veremos malabaristas ou palhaços.

Anônimo disse...

A decisão não foi do Orly, que apenas mostrou que não ir seria conveniente.
O Jarbas aceitou a ponderação e seu grupo decidiu - não por unanimidade - não ir ao debate.
Em todo caso e ao fim e ao cabo, pegou mal.... muito mal e, certamente, Jarbas perdeu muitos votos.

Anônimo disse...

Jarbas ganhou muitos votos ao manter o respeito necessário perante a Comissão Eleitoral, que é, ao fim e ao cabo,quem vai conduzir e fiscalizar todo o pleito. Até porque o Edital para inscrição de Chapas já foi publicado e o prazo para inscrição das mesma está correndo. Portanto, antes de mais nada é imprescindível se conduzir dentro das regras legais na condução do processo eleitoral da OAB. Jarbas está de parabéns.

Anônimo disse...

O anônimo das 12:31 veio a demonstrar que está difícil largar o DAS (o filé ou o osso), a não ser por conveniência, pessoal e temporária, a parecer que é dono do cargo ad eterno. Largaria só pra fazer de contas. Ora, como diria Bóris Cazoy:"ISTO É UMA VERGONHA".