sábado, 26 de setembro de 2009

Audiência em Barcarena debaterá situação de posseiros

O conflito entre a Codebar e milhares de famílias de posseiros de Barcarena estará em debate neste sábado, a partir das 9h, em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, com apoio do senador José Nery (PSOL-PA). A audiência será na Escola Laurival Cunha - rua 11 de Agosto, Quadra 324, na Vila dos Cabanos.
Está prevista a participação dos moradores de todas as ocupações urbanas e da zona ribeirinha de Barcarena, além de parlamentares, autoridades públicas, lideranças políticas e populares do município e da região baixo-tocantina.
A missão da Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar), criada em 1984, era preparar a infraestrutura urbana de Barcarena, adaptando a cidade às necessidades geradas com a implantação do pólo industrial. Passados 25 anos, nada disso aconteceu. Hoje, as mais de 10 mil famílias que ocupam a área vivem assustadas com as inúmeras ameaças feitas pela direção da Codebar. Despejos, reintegrações de posses, “inventários” e “mapeamentos” a serem feitos pelo Exército fazem parte de uma estratégia de intimidação, que tem como objetivo final forçar a retirada dessas famílias para que as terras possam ser vendidas.
A audiência pública, segundo seus organizadores, pode contribuir para a regularização fundiária definitiva para as milhares de famílias envolvidas no conflito.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: