sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Traficante pode depor hoje

No AMAZÔNIA:

A Polícia aperta o cerco para desvendar o esquema do megatraficante José Roberto Fernandes Barbosa, 37, preso na última segunda-feira em Manaus-AM, numa ação conjunta de policiais do Pará e do Amazonas. Como destacou o delegado Éder Mauro, coordenador do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM) - responsável pela prisão do traficante -, o dia de ontem foi de busca intensa por novas informações sobre o envolvimento do acusado no fornecimento de entorpecentes para os Estados brasileiros.
Em Belém, ele mantinha um sistema de distribuição em parceria com Jocicley Braga de Moura, o 'Dote', também preso sob acusação de tráfico de drogas. A droga distribuída pelo grupo de José Roberto e 'Dote' percorria Venezuela, Colômbia e Manaus até chegar à capital paraense.
Por causa da movimentação dos policiais em Belém atrás de informações sobre as ações e patrimônio de José Roberto, o depoimento do acusado à Polícia não pode ser tomado ontem. 'Eu não pude tomar o depoimento dele [José Roberto] hoje [ontem], por causa das investigações, e para esse testemunho, como ele está em casa penal [Centro de Recuperação de Americano - CRA 3], tenho que pedir autorização ao juiz [Paulo Jussara] para que ele saia', afirmou o delegado Éder Mauro.
Se a Polícia obtiver essa autorização o quanto antes, é possível que José Roberto Fernandes Barbosa seja ouvido ainda hoje, ou no mais tardar, na terça-feira, após o feriado nacional de 7 de Setembro, comemorativo da Independência do Brasil. De acordo com o delegado Éder Mauro, o depoimento de José Roberto poderá ser tomado na própria Delegacia do Marco.
Éder Mauro assistiu ontem a uma série de imagens de José Roberto na casa da sogra do traficante, em Manaus. No vídeo, segundo adiantou o delegado, José Roberto está reunido com várias pessoas - a maioria delas identificadas como envolvidas no tráfico de drogas.
José Roberto Fernandes Barbosa chegou a Belém na noite de anteontem. Do Aeroporto Internacional de Belém, seguiu direto para a sede da Delegacia Geral, onde concedeu entrevista à Imprensa, negando qualquer relacionamento com 'Dote' e com o tráfico de entorpecentes. No entanto, as afirmações do acusado são questionadas pelo delegado Éder Mauro, que une provas para o interrogatório das próximas horas.
'Dote' é homem de confiança de José Roberto. Segundo o delegado Éder Mauro, Jocicley Braga começou como um simples 'avião' (entregador de drogas) até chegar a comandar o tráfico na Grande Belém, sob o comando do traficante.
As ramificações desse sistema de distribuição de drogas no Estado são investigadas pela Polícia, em parceria com o Poder Judiciário, a fim de atingir o patrimônio de José Roberto. Como ressaltam os policiais no caso, somente com a deterioração do patrimônio de um traficante, ele perde o poder para se livrar de acusações. O patrimônio de José Roberto envolve a venda de confecções, um clube de futebol em Manaus e negócios nos ramos imobiliário e de DVD.

Nenhum comentário: