sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tamiflu deve voltar a ser vendido em farmácias

No AMAZÔNIA:

O diretor de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou ter sido informado pela empresa produtora do Tamiflu de que há grandes chances de o medicamento - usado no combate ao vírus H1N1, causador da gripe suína - ser novamente vendido nas farmácias do país.
A afirmação foi feita durante audiência na Câmara dos Deputados para discutir justamente a distribuição do remédio. Durante o evento, o Ministério da Saúde foi criticado pelos deputados pela forma como lidou com o repasse do remédio e pela restrição do seu uso a grupos de risco ou casos com chance de agravamento.
Hage reforçou a posição de que o governo nunca proibiu o laboratório Roche de vender o Tamiflu, mas que ele não tinha capacidade de produção suficiente para atender ao governo e às farmácias, situação que teria mudado com a ampliação da produção da empresa.
Procurada, a Roche informou que mantém a prioridade de entregar seus estoques para os governos e que não há uma previsão de quando o Tamiflu voltará ao comércio no Brasil. O último pedido feito pelo Ministério da Saúde, de 9 milhões de tratamentos, deverá ser entregue no início de 2010.
Se não houver outros pedidos, é possível, então, que se abra a janela para a venda nas farmácias até o inverno, época em que a disseminação do vírus Influenza é mais acentuada.

Nenhum comentário: