sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Igreja orienta fiéis com sintomas a não irem a festividades

No AMAZÔNIA:

Todos os párocos de Belém, região metropolitana e do interior deverão orientar os católicos que frequentam as missas sobre a necessidade de prevenção contra a gripe A durante os festejos do Círio de Nazaré, que ocorre a partir da segunda semana de outubro em Belém. A intenção da Diretoria da Festa, é que as pessoas durante os dias das procissões apresentem sintomas de gripe, evitem participar dos cortejos, além das pessoas que estejam em contato direto com elas, pois podem ser portadoras sãs do vírus H1N1, responsável pela influenza A. Essas orientações serão repassadas já a partir deste mês até às vésperas do Círio em todas as igrejas católicas, de acordo com o diretor da Festa, médico César Neves. Ele informa que as orientações já foram acertadas com o administrador da Arquidiocese, monsenhor Cid, encarregado de estender aos demais padres.
Além das pessoas com sintomas de gripe, a recomendação também será feita para que os pais evitem levar crianças para a procissão e também que os portadores de cardiopatias, problemas respiratórios e outros considerados do grupo de risco, que não compareçam ao Círio e assistam à procissão em casa pela televisão. 'Tenho certeza que com todos os cuidados de prevenção, com a conscientização das pessoas, o Círio não vai aumentar a incidência da gripe A em Belém', enfatiza César Neves.
Os cuidados para prevenção da gripe A durante o Círio foram discutidos ontem pela manhã entre representantes de diversos órgãos municipais, estaduais e federais e da Diretoria da Festa, na sede da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). A reunião serviu para planejar a estratégia de atuação durante as festividades que envolvem o Círio de Nazaré. Outras reuniões serão realizadas até a semana da festividade. Todos os envolvidos defendem que somente com práticas de prevenção é possível evitar que a doença se alastre entre os romeiros.

Nenhum comentário: