terça-feira, 15 de setembro de 2009

Binário sofre críticas

No AMAZÔNIA:

Criado há mais de um ano para melhorar as condições de trânsito e segurança para pedestres, motoristas e ciclistas das avenidas Pedro Álvares Cabral e Senador Lemos, o binário ainda tem obras inacabadas e falta a sinalização completa nas vias. Segundo os moradores da área, houve um significativo aumento de assaltos a pedestres e motoristas, de atropelamento e acidentes de trânsito.
Na Pedro Álvares Cabral a situação é mais complicada, pois é onde há mais assaltos e a sinalização é praticamente inexistente, faltando semáforos, faixas de pedestre, controle de velocidade e policiamento. A grande reclamação entre os moradores da região da Sacramenta onde passa o binário, é a violência. Nos semáforos da Pedro Álvares Cabral com a Passagem Mirandinha e próximo à ponte do Barreiro, pontos já conhecidos pela violência, os assaltos a motoristas acontecem nos horários de grande movimentação, como às 6h da manhã, 2h da tarde e durante toda a noite.
Élido Ferreira, morador da Sacramenta, acha que o binário melhorou a travessia dos pedestres em alguns pontos da Pedro Álvares Cabral, porém nos cruzamentos da avenida com a passagem Mirandinha e a travessa Alferes Costa aumentou o número de atropleamentos, por conta da falta de sinalização nos locais. Segundo o morador, as proximidades de um shopping local é grande ponto de assalto, onde ladrões roubam até compras de supermercado de quem espera o sinal para atravessar a rua, seja de carro ou a pé. Élido anda pelas ruas do bairro de bicicleta e sente a falta de uma ciclovia na avenida.
Moradores da outra avenida que sofreu mudanças com o binário, a Senador Lemos, afirmam que o binário piorou a situação. 'Essa mudança só fez piorar o trânsito tanto quanto a violência', acredita Sandra de Souza, moradora da avenida há 21 anos, que conta que ciclistas atropelam pedestres e são atropelados por automóveis na rua. Para os moradores ficou mais perigoso até pegar ônibus no sentido Centro, pois os pontos ficam na Pedro Álvares Cabral e o acesso até lá é perigoso, tendo que passar por ruas soturnas e violentas. Segundo a assessoria de comunicação da Companhia de Transportes Municipais de Belém (Ctbel), a obra da avenida Pedro Álvares Cabral ainda não está concluída e por isso ainda não foi sinalizada. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que o serviço no trecho entre a avenida Doutor Freitas e a rodovia Arthur Bernardes está em fase de conclusão e receberá uma ciclofaixa e novas calçadas. Segundo a Secretaria, o forte período de chuva prejudicou o andamento das obras, iniciadas no ano passado e que têm previsão de conclusão em outubro deste ano.

Nenhum comentário: