terça-feira, 15 de setembro de 2009

Santa visitará 100 mil lares

No AMAZÔNIA:

As visitas da Virgem de Nazaré às casas dos devotos começaram em 1972 quando o padre Giovani Incampo decidiu organizar um ato com a intenção de preparar espiritualmente os fiéis para a procissão do Círio. As peregrinações, 37 anos depois, adquiriram proporções grandiosas: este ano, serão aproximadamente 100 mil casas visitadas. A expectativa é atingir mais de 1 milhão de pessoas. Foram confeccionadas 5 mil imagens e o mesmo número de bíblias especialmente para a visita nas casas. Cada grupo formado nas paróquias vai a 20 casas, em média.
Para atender a todo o contingente de graças pedidas ou atendidas no período, é necessário redobrar a produção de imagens nas fábricas. As peregrinações foram abertas oficialmente dia 21 de agosto, com a realização da Missa do Mandato, na qual se abençoa os materiais utilizados nas caminhadas, que se estendem até o domingo que antecede a procissão do Círio.
O padre Giovanni Incampo diz que mobilização nos bairros é capaz de expandir os significados do evento religioso. 'A idéia era fazer do Círio não apenas uma festa tradicional, mas uma missão popular realizada nos domicílios. O valor da peregrinação está em fazer as famílias refletirem, se confraternizarem, e muitas vezes, se reconciliarem. Está, ainda, em resgatar os sentimentos de alegria, salvação e paz promovidos por Nossa Senhora', observa o padre.
Sônia Castro, organizadora de uma das cinco peregrinações existentes no bairro da Cremação, vai visitar 34 casas até o fim dos encontros. Para ela, as novenas noturnas são um momento de integração da comunidade. 'Nem todas as famílias gostam de participar, porque algumas são evangélicas. Eles não compreendem que as reuniões são para todos que desejarem discutir a palavra de Deus. Não é uma atividade apenas para quem é católico', diz a coordenadora do grupo. 'Nas visitas, nós estudamos o evangelho, lemos a bíblia e discutimos juntos os temas propostos', explica Sônia.
A igreja distribui kits para facilitar a atuação dos grupos. As paróquias enviam um oficio à Loja Lírio Mimoso solicitando o material que custa R$ 25,00 e inclui 15 bíblias, 15 cartazes, além de uma imagem da Santa.

Nenhum comentário: