sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Festividade é aberta

No AMAZÔNIA:

Será aberta oficialmente hoje a festividade do 217º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Com a Missa do Mandato, iniciam-se as peregrinações das réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas casas dos católicos belenenses. Durante a celebração, serão abençoadas as imagens da Virgem, que percorrerão os diversos bairros da capital paraense. A missa será realizada na Basílica de Nazaré, às 20 horas.
A celebração de hoje contará com a participação de diretores da Festa de Nazaré, famílias e da comunidade católica em geral. O diretor de Evagelização da Festa de Nazaré, José Ventura, explica que a Missa do Mandato representa a convocação dos dirigentes e envio solene à missão de peregrinar e pregar a palavra do Senhor. 'Incentivando o crescimento da fé e despertando o papel de Maria na religiosidade popular, que aponta para a vida em Jesus Cristo e no verdadeiro sentido da Festa do Círio. É o envio das pessoas que farão o trabalho de evangelização em preparação para o Círio', detalha José Ventura. Este ano, estima-se que mais de mil dirigentes de peregrinações participem da celebração, representando cada uma das seis regiões episcopais da Arquidiocese de Belém.
A Missa do Mandado é celebrada há 13 anos, repassando orientações de Jesus passadas com a missão do 'ide e evangelizai'. A expectativa é que aproximadamente três mil fiéis participem desse momento de fé.
Números - O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou um balanço ontem com os números da Missa do Mandato. De acordo com o órgão, no ano passado foram distribuídas 4,2 mil imagens da Virgem de Nazaré e para este ano o número de réplicas deve chegar a 5 mil, um crescimento de quase 20%. E com o objetivo de ampliar a evangelização serão distribuídas também 5 mil Bíblias durante a missa. De acordo com Roberto Sena, supervirsor técnico do Dieese, com o aumento no número da distribuição de imagens, a estimativa é que a Virgem Peregrina visite até o Círio cerca de 100 mil lares paraenses, com participações estimadas de mais de 1,5 milhão de fiéis. As 11 Romarias Nazarenas em 2008, incluindo o Círio, tiveram a participação estimada de cerca de 4 milhões de romeiros e turistas que conduziram a Virgem de Nazaré em um percurso de aproximadamente 126 quilômetros em quase 40 horas de caminhadas.

Nenhum comentário: