sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Refém libertado por índios

No AMAZÔNIA:

Um acordo de repasse de R$ 1,5 milhão pelo governo do Estado para obras na PA-287, que liga Redenção a Cumaru do Norte, deu fim ao protesto de índios caiapó que já durava 48 horas. Também faz parte da promessa a recuperação imediata da vicinal de 60km, que liga Cumaru à aldeia Gorotire, onde moram 2,2 mil indígenas.
Após a reunião, ontem, com o titular da Secretaria Estadual de Transportes (Setran), Valdir Ganzer, os indígenas libertaram do cativeiro o chefe do regional da secretaria, Válter Peixoto, refém dos caiapó desde a terça-feira (25). De acordo com a assessoria de comunicação da Setran, as obras de recuperação no trecho de 80km da PA-287 começam daqui a 30 dias. Já a vicinal recebe as melhorias a partir da próxima semana, por meio do programa 'Caminhos da Parceira'.
O governo vai dividir com a prefeitura de Cumaru do Norte os custos, como gastos com maquinário, pessoal e combustíveis, investidos na recuperação da estrada, informa a assessoria da Setran. Colonos e fazendeiros da região também fizeram parte do protesto, bloqueando o tráfego entre a PA 287 e a BR-158 (Redenção-Mato Grosso) para exigir obras estruturais no local.
Valdir Ganzer, acompanhado por representantes da Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), assinou um termo de compromisso com os manifestantes. Após a confirmação das melhorias nas duas vias, os índios festejaram conforme sua cultura, com músicas e batucadas. Eles chegaram a pintar o rosto de Válter Peixoto, que foi considerado um 'branco amigo'.
O chefe do regional da Setran e a esposa viajaram à região no começo da semana para negociar o início das obras de recuperação na PA-287, em parceria com a prefeitura de Cumaru do Norte, empresários e madeireiros. Chegando lá, ele foi feito refém pelos indígenas.

Nenhum comentário: